Os responsáveis autárquicos fundanenses não se conformam com a decisão de Jorge Sampaio
Decisão presidencial
Veto à Escola de Turismo domina Fundão

O presidente da Câmara do Fundão, Manuel Frexes, classifica o veto à Escola de Turismo de “injusto”. Um abaixo-assinado é posto a circular na cidade e pergunta-se a José Sócrates o porquê desta decisão.


NC / Urbi et Orbi


Segundo o autarca local, o social-democrata Manuel Frexes, é na altura em que o Fundão caminha “na senda do desenvolvimento” que é seriamente “abalado”, por uma decisão que classifica de “triste e lamentável incidente”. O edil lembra que o projecto da Escola resultou de “um longo, aturado e moroso processo, que conheceu muitas negociações e diligências” e classificou de “errada e injusta” a decisão de a travar.
A criação da escola, diz Frexes, corresponderia a uma visão estratégica na formação qualificada e, por outro, permitia “o acesso de muitos jovens ao Ensino Superior com saídas profissionais adequadas”, explica, lembrando que o Fundão é a única cidade da Beira Interior que não tem Ensino Superior.
Já antes António Saraiva, do PSD, e em nome do grupo parlamentar, salientara que “o Fundão não pode permitir um novo rude golpe”.Na Praça do Município, alguém colocou durante e noite faixas negras em sinal de luto, pela decisão do Governo. Uma placa questionava mesmo o primeiro-ministro. “Porque nos tirou o Ensino Superior Eng. José Sócrates?”, lia-se no cartaz.

Abaixo-assinado a circular

Entretanto, já na passada semana o presidente da Câmara do Fundão tinha posto a circular, junto de todas as juntas de freguesia e instituições do concelho, um abaixo-assinado dirigido ao Governo, reivindicando a abertura da Escola Superior de Turismo na cidade. "A Escola Superior de Turismo do Fundão foi criada no âmbito do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) para dar resposta a necessidades concretas de formação e qualificação dos jovens numa área estratégica, como é o turismo, importantíssima para o desenvolvimento do país, da região e do concelho", refere o abaixo-assinado.
Os subscritores pedem por isso ao Estado Português que "cumpra os compromissos por si próprio assumidos e concretize a criação da Escola Superior de Turismo do Fundão (EST)", lê-se no documento. Manuel Frexes, presidente da Câmara do Fundão e primeiro subscritor do abaixo-assinado, lança agora o apelo "a todos os que querem o desenvolvimento do Interior", para que assinem o documento.
Também esta semana a União dos Sindicatos classificou a decisão de Sampaio de “incompreensível”, já que o desenvolvimento da região carece “de formação e fixação de quadros superiores”.