As forças policiais vão estar mais atentas contra os atentados ao ambiente

GNR da Covilhã
Polícia atenta aos crimes ambientais

Uma brigada especial vai estar destacada para intervir em caso de atentados ambientais. Todas as acções de poluição e desrespeito do meio ambiente passam a ser tratadas de forma mais eficaz.


NC / Urbi et Orbi


A Covilhã tem, desde a última semana, alguns olhares bastante atentos a todos os crimes que se possam cometer e pôr em causa a natureza. É que o Destacamento Territorial da Covilhã da Guarda Nacional Republicana (GNR) contempla agora uma Equipa de Protecção da Natureza e Ambiente (EPNA), que aliás já existia na região, em Idanha-a-Nova e no Fundão. Estas equipas existem na GNR há cerca de três anos e segundo a GNR são de extrema importância, em especial no Verão, altura em que há que estar atento e prevenir os fogos florestais.
Os militares que estarão envolvidos neste serviço têm formação específica para agirem na fiscalização do ambiente, contribuindo para a sua preservação e para a repulsa de agressões contra a Natureza. A inspecção à poluição das águas, às descargas de resíduos, à tentativa de degradação do património, ao excesso de ruído e à contaminação do ar são algumas das tarefas dos militares da GNR, que também estarão atentos à fauna, caça e pesca. Os concelhos da Covilhã e Belmonte serão aqueles em que esta equipa irá intervir.
A EPNA da GNR da Covilhã é constituída por três militares, mas deverá, segundo o comandante Teles de Carvalho, ser alargada para quatro ou cinco elementos, já que outros militares estão em formação. Assim, a própria GNR da Covilhã ganhará mais elementos vindos de outros destacamentos. A implementação deste tipo de actividade vem, assim, por cobro aos crimes ambientais cometidos na Covilhã e em Belmonte, que, de acordo com o responsável “são poucos”, sobretudo porque os militares não estão direccionados para este trabalho. Agora, diz o comandante, estes crimes poderão aumentar. A equipa já tem algum material adequado à vigilância, detecção e tratamento policial das infracções contra o meio ambiente e aguarda ainda a chegada de viaturas próprias.