NC / Urbi et Orbi


No estudo realizado pelo Deco, o espaço do grupo francês foi o que apresentou melhores preços

Imagine um cabaz de compras para consumo médio de uma família portuguesa típica, onde estão incluídos produtos com base na marca. Estão lá 100 produtos, de características e marcas bem definidas, distribuídos por 12 categorias: gorduras, óleos, lacticínios, ovos, produtos alimentares, charcutaria, bebidas, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza para casa, frutas e legumes, peixes, aves, carne de porco e carne de vaca. Sabe onde pode comprar este cabaz, a preços mais acessíveis na Covilhã? A Associação de Defesa do Consumidor (DECO), na sua revista Proteste de Maio dá-lhe a resposta: no Intermarché.
Segundo a DECO, num estudo agora realizado, um quinto dos rendimentos de uma família é gasto em alimentos e outros produtos para casa. Por isso, a Associação visitou 550 lojas em 11 localidades do Minho ao Algarve, sem esquecer as ilhas, tendo por base um mesmo cabaz de compras e conseguiu chegar a um índice que assenta em 63 mil e 300 produtos, aos quais foi atribuída uma ponderação segundo o peso de cada produto no orçamento familiar, tendo em conta dados do Instituto Nacional de Estatística. Ou seja, os estabelecimentos que no estudo aparecem melhor classificados são aqueles que vendem mais barato os produtos mais consumidos. Assim, segundo a DECO, é no norte do País que aparecem os hipermercados com melhores preços, sobretudo no distrito de Braga, com o título de campeão dos preços baixos a ser conquistado pelo Intermarché de Guimarães.

Continente lidera no País

Apesar de ser o Intermarché de Guimarães a liderar a tabela de preços mais acessíveis, em termos gerais, no País, é a cadeia de hipermercados Continente que conquista o primeiro lugar, sendo, segundo a Deco, “a melhor opção” para encher este cabaz. O Minipreço surge em segundo e o Modelo no terceiro lugar.
Em termos regionais, como já se disse, Braga é líder, seguida do Porto e Lisboa. O distrito de Castelo Branco surge apenas no 12º lugar, entre 18 distritos, sendo o da Guarda o último da tabela, ou seja, o distrito onde se compra mais caro.
Já no que toca às cidades, em Castelo Branco, o hiper que aparece com o melhor índice é o Jumbo, seguindo-se Modelo e Pingo Doce. Na Covilhã o Intermarché lidera, seguido por Feira Nova e Modelo. No Fundão é o Feira Nova que aparece melhor cotado. Na Guarda, o Pingo Doce lidera, seguido em igualdade pontual pelo Modelo e Feira Nova.