A ASTA nasceu na Covilhã há já cinco anos
ASTA comemora o 5º aniversário
Sons e Sabores é o local escolhido para os festejos

São já cinco anos dedicados ao teatro e a toda a cultura. A associação covilhanense está agora a comemorar os seus primeiros passos.


Por Lidiane Oliveira


A Associação de Teatro e outras Artes(Asta) chega ao seu 5º ano de actividades e aproveita a ocasião para apresentar um pequeno resumo desses cinco anos de iniciativas e para expor fotografias do seu último projecto “Teatro Virtual”, uma festa realizada no passado dia 4 de Maio no bar Sons e Sabores.
Fundada em Maio de 2000 por um grupo de jovens da Covilhã que com diferentes aptidões compartilhavam o gosto pela cultura a ASTA conta já com vários trabalhos desenvolvidos.
Variam entre produções de teatro e eventos culturais, a acções de
sensibilização e formações com crianças, adultos e grupos de teatro amador. Esta associação pretende não só levar a cultura ao maior número de pessoas, como também sensibilizar e apostar na formação de novos públicos sendo a inovação e criatividade constantes em seus trabalhos.
Conscientes da falta de infra-estruturas na região, e dos novos hábitos das pessoas, a associação tem vindo a desenvolver projectos que vão de encontro ao público, aos locais onde normalmente as pessoas se reúnem.
Sendo uma jovem associação integrada no seu tempo, a ASTA desenvolve todo um trabalho em torno das novas tecnologias no acesso à cultura. Como suporte documental e de divulgação do seu trabalho e numa perspectiva de criar sinergias entre a arte e a tecnologia.
”Teatro Virtual”, o seu mais recente trabalho é uma peça de teatro on-line criada com a participação do público no chat da ASTA. É uma inovação que promete fazer história no campo das novas tecnologias e no mundo teatral e terá sua primeira apresentação dia 12 de Maio em Idanha-a-Nova no Centro Cultural Raiano, dia em que vai estar também disponível on-line.
Ainda este mês de Maio, dia 24, a cidade onde nasceu a ASTA também vai poder conhecer este projecto inovador numa apresentação feita no Anfiteatro da Parada da Universidade da Beira Interior.