Tradições gastronómicas





 

 

 

 

 

 

 

 


Mirandela


O que faz viajar um número considerável de pessoas, o que as leva a percorrer grandes distâncias é a gastronomia. Mirandela é um exemplo prático desse mesmo tipo de turismo. Pode dizer-se que existem verdadeiras romarias de apaixonados pelos enchidos que se deslocam até à terra das alheiras.
Daí que existam rotas quase obrigatórias de serem cumpridas por estes turistas tão especiais. É também à mesa que se conhece um povo, as suas tradições, as raízes e as formas de adaptação à geografia que os circunda. Mas para que um prato chegue até à mesa do consumidor, e neste caso, apreciador existem vários caminhos a percorrer. Falar em Mirandela é falar numa localidade que tem sabido preservar as suas tradições e os seus principais tesouros.
Deste as suas artes mais antigas, que conferem uma certeza rusticidade a toda a região, passando pelo casario, de origem agrícola, que também ajuda a contextualizar aquele lugar até aos mercados e feiras, sem esquecer o ponto-chave, que é a sua gastronomia.
Desde a expulsão dos judeus, pelo rei D. Manuel I, que levou a uma resposta político-económica com a criação das alheias, que estas se tornaram o ex-líbris da localidade.