Os comentadores e os media





 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

de Rita Figueiras

 


Por Catarina Rodrigues

Os produtores de opinião são o principal elemento de estudo neste livro de Rita Figueiras. A publicação é o resultado da dissertação de mestrado da autora que teve como principal objectivo a análise das transformações verificadas no Campo dos Media, e mais concretamente, no universo dos comentadores.
Rita Figueira analisou o “Espaço de Opinião” entre 1980 e 1999 em seis jornais de referência portugueses: o Diário de Notícias, A Capital, o Público, o Expresso, O Semanário e O Independente.
O livro está dividido em três grandes partes. Na primeira é feito um enquadramento teórico de conceitos como Espaço Público e Opinião Pública com referência a autores como Jürgen Habermas, Richard Sennett e Niklas Luhmann. A segunda parte é dedicada à investigação empírica sobre os opinion makers ou seja, “o conjunto de colaboradores permanentes do Espaço Opinião”, tal como define a autora. Na terceira e última parte é possível encontrar um confronto entre as propostas teóricas e os dados empíricos recolhidos pela autora.
Rita Figueiras tenta responder a questões como: quem são os comentadores em Portugal?, a que campos sociais pertencem? E porque é que o perfil dos comentadores se tem mantido idêntico ao longo dos tempos, independentemente das alterações estruturais vividas não só no sector dos media, mas na sociedade em geral.
Após o estudo, Rita Figueiras concluiu que “o universo dos opinion makers, mantém as mesmas características no que diz respeito ao recrutamento e ao perfil dos colaboradores que têm sido prioritariamente recrutados fora do Campo dos Media e que a tendência verificada é para a acumulação de participantes em diversos campos sociais de onde se destaca a Academia, a Política e as Profissões Liberais/ Quadros Superiores”. O universo de escolha parece ser um pouco fechado embora se percebam, nos últimos ano,s alguns sinais de abertura a outras áreas. A opinião sempre foi importante, mas a visibilidade dada aos comentadores tem vindo a aumentar. O trabalho de Rita Figueiras apresenta-se como inédito e oferece um estudo empírico interessante sobre o papel desempenhado pelos comentadores num período concreto da história de alguns jornais portugueses.
Mas não será demais referir que, nos últimos anos, tem aumentado a opinião divulgada por cidadãos, não só conhecidos da vida pública, mas também de simples anónimos e a verdade é que grande parte da opinião e reflexão sobre a actualidade é feita em blogues, graças às potencialidades da Internet.
O livro, com prefácio de António José Teixeira, subdirector do Jornal de Notícias, é editado pelos Livros Horizonte e está integrado na colecção Media e Jornalismo sob a direcção do Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ).