NC / Urbi et Orbi


O Complexo Desportivo da Covilhã vai ser palco de mais um evento escolar

É uma forma diferente de assinalar o aniversário da instituição e, ao mesmo tempo, uma oportunidade para dar competição aos miúdos que militam nas escolinhas do clube. São estas duas das razões que levaram o Sporting Clube da Covilhã a realizar nos próximos dias 21 e 22 deste mês o “Covilhã Cup 2005”, um torneio que irá juntar no Complexo Desportivo cerca de 150 miúdos entre os 8 e 10, para além, claro está, de treinadores, dirigentes e pais.
Competem, ao longo de dois dias, 12 equipas, entre as quais três do Covilhã, uma da ADE, a Atalaia, o Alcains, o Belmonte, Fundão, Bairro do Valongo, Desportivo de Castelo Branco e duas equipas de fora do distrito, o Taboeira e o cabeça de cartaz do evento, o Boavista. Os jogos iniciam-se no sábado, 21, pelas 9 horas e decorrem durante todo o dia. A meio, pelas 16 horas, realizam-se jogos de pré-competição, com miúdos do Sporting e ADE com menos de oito anos. No domingo de manhã disputam-se as meias-finais, final e atribuição do terceiro e quarto lugar.
Segundo João Salcedas, director desportivo do clube serrano, um dos objectivos é o de dar competição às escolas do clube, que trabalharam durante o ano, mas que não estiveram no distrital, embora seja ponto assente que para o ano o Sporting irá entrar. “O futebol juvenil do Sporting vai sofrer uma remodelação” afirma o dirigente. Por exemplo, no transporte de jovens, que passará a ser feito apenas para atletas do concelho, pois o clube não tem condições para ira a todo o lado. Por isso, “apelo aos pais para que tragam os filhos ao Complexo Desportivo” afirma Salcedas, que salienta que o futebol é tão importante da educação das crianças “como a própria escola”. Já Gonçalo Monteiro, responsável pelo futebol juvenil, diz que há o objectivo de mostrar o trabalho feito e que no próximo ano o torneio se poderá estender à categoria de infantis.
O torneio assinala também os 82 anos do Sporting, que serão comemorados com um torneio de snooker e um jantar, a 3 de Junho, no Meliá, que “esperamos seja também o de festejo da subida de divisão”. Aliás, este objectivo obriga mesmo a uma contenção nestas festas. Quem quiser participar paga 15 euros pelo jantar, no qual serão homenageados sócios com 25 e 50 anos de clube.

“Formação é caminho a seguir”

“A formação é o único caminho para os clubes saírem dos problemas em que estão. Há 90 por cento de clubes com ordenados em atraso e nós, felizmente, estamos nos 10 port cento que pagam. Mas isso não quer dizer que não haja crise e só com plantéis baratos é que se vinga. Daí esta aposta” afirma João Salcedas, que aponta o exemplo de Nuno Coelho, que irá prolongar o seu vínculo ao Porto, advindo daí uma receita extra para o Sporting, bem como de dois iniciados que poderiam ira para a Invicta, e que apenas não vão porque os pais não concordam com uma viagem tão rápida para o mundo do futebol “a sério”.
Já quanto à próxima época dos serranos, que estão a um passo de subir, Salcedas garante que “tudo faremos para que o orçamento deste ano não seja ultrapassado (200 mil euros)”, pelo que a base da equipa “terá que se manter. Corremos riscos, sabemos das dificuldades da II Liga, mas são jovens ambiciosos e com três ou quatro bons reforços dão garantias”.
O trabalho feito esta época é classificado de “positivo”, mas Salcedas diz que “ninguém pode garantir que a equipa técnica e atletas continuem. É preciso que seja desejo deles. Mas há vontade em que o grupo permaneça”.