A Desportiva do Fundão sagrou-se a equipa campeã na sua classe
Desportiva conquista título com goleada
Fundão na III divisão 13 anos depois

O Penamacor até empatou em Belmonte, mas não era preciso. O Fundão, a jogar em casa, goleava o Salgueiro do Campo e, 13 anos depois, sagrava-se campeão distrital. Na próxima temporada vai fazer companhia ao Idanhense e, possivelmente, ao Sertanense nos campeonatos nacionais.


NC / Urbi et Orbi


Quando aos dois minutos Vaz Alves inaugurou o marcador, da forma como o fez – um cabeceamento a explorar o adiantamento do guarda-redes Pedro Farias – percebeu-se quase de imediato o que se iria seguir. E o golo de Caniço ao quarto-de-hora, só veio confirmar: o Fundão ia dominar, ia vencer e asseguraria a conquista do título e a subida à III Divisão Nacional.
Em quinze minutos – os primeiros – conjunto de Joca já tinha resolvido o jogo. 2-0 em ritmo de treino, contra um Salgueiro do Campo que justificava a sua despromoção à II Distrital. A bem dizer, o conjunto forasteiro não conseguia passar do meio campo e entrar no último terço. Remates? Nem de meia distância. Os fundanenses, já não pareciam muito preocupados. Acabara a pressão – se havia alguma – de ter que ganhar o jogo, bastava travar os ataques ingénuos da formação albicastrense. Na frente ficava Caniço como unidade mais adiantada, apoiado por Vaz Alves (que grande jogo) e por Luciano. E, à falta de golos, foi mesmo o ex-ADE, com as suas arrancadas rápidas a deixar para trás vários adversários de uma vez, e o brasileiro, com duas ou três fintas de trocar os olhos, e as pernas, a animar as bancadas.
No final da primeira metade, a vantagem do Fundão já era escassa para tanto domínio. Apenas por uma vez o Salgueiro do Campo consegui aproximar-se com perigo da baliza de Tiago, mas nem sequer chegou a haver remate. Ao invés, os da casa já tinham atirado uma bola ao poste e obrigado Farias a uma grande defesa.

Segunda parte demolidora

Na segunda parte a Desportiva local entra em campo disposta a dar o espectáculo que as bancadas – lotadas – do Municipal já pediam na primeira. E não pouparam esforços. Logo na primeira jogada, Vaz Alves dá o primeiro aviso. E dois minutos depois Caniço surge isolado na cara de Farias e amplia para 3-0.
Mas o golo mais bonito da tarde, e houve muito por onde escolher, foi o de Luís Pedro. O avançado emprestado pelo Sp. Covilhã entrou aos cinco minutos da segunda metade para o lugar de Luciano, e três minutos mais tarde arrancou um remate cruzado e em arco de fora da área que levou ao delírio as centenas de adeptos da casa. Depois foi sempre a subir. Caniço fez o hat-trick que lhe permite ultrapassar Picas na lista dos melhores marcadores, e David e Óscar também fazem o gosto ao pé.
No final, o 7-0 no marcador contava, só por si, a história de um jogo que teve apenas um sentido e um “senhor”. O Fundão é campeão distrital 13 anos depois, numa altura em que comemora o 50º aniversário.

Mais apoios para a III Divisão

A formação liderada por Carlos Angeja vai, na próxima temporada, militar na III Divisão, muito provavelmente na Série C. E tanto o presidente, como o principal responsável pela secção de futebol, Fernando Jorge, apelam à comunidade civil e empresarial do concelho para que apoiem ainda mais a equipa. O apoio da Câmara é para manter e poderá até ser renegociado numa reunião que já está agendada para a próxima semana. Mas para já, ninguém quer falar muito disso, nem da continuidade, ou não, da equipa técnica. Até porque, atira Joca, “depois de um campeonato tão desgastante e tão competitivo, é tempo de festejar. Estes jogadores bem merecem. Depois se verá”.
A entrega das faixas de campeão decorre já no próximo domingo num jogo amigável frente ao Fornos de Algodres que, curiosamente também assegurou a conquista do distrital da Guarda com um triunfo por 7-0.