NC / Urbi et Orbi


A nova presidente do Politécnico de Castelo Branco refere que o ensino superior deve ser mais favorecido

Ana Maria Vaz, tomou posse como presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco. A nova responsável lembrou, a propósito da polémica lançada sobre a Escola Superior de Turismo do Fundão, que o Politécnico tem um protocolo assinado com a Câmara Municipal do Fundão, que "previa a cedência de instalações para o curso se iniciasse já no próximo ano lectivo, acordo esse que pretendemos respeitar", pelo que "estaremos sempre na primeira linha contra qualquer tentativa de limitação do desenvolvimento e crescimento do Politécnico".
Segundo Ana Maria Vaz, a crise que poderá surgir no Ensino Superior, provocada por vários factores, como a aplicação do princípio da classificação mínima de 95 nas provas de ingresso, já no próximo ano lectivo, e bem como a aplicação do regime de prescrições, "não podem servir para qualquer recuo do Ensino Superior no Interior do País", acrescentando que "precisamos que exista discriminação positiva, para evitar que tudo o que foi construído no Ensino Superior, no Interior do País não se perca na
chamada 'racionalização'".
Dirigindo-se aos estudantes da instituição, manifestou a sua preocupação quanto à sua formação. "Existe um esforço no sentido de conseguirmos que as formações tenham uma cada vez mais forte dimensão profissionalizante, em consonância com as necessidades do mercado de trabalho, existindo cada vez mais ligação com as empresas e instituições, cujas parcerias que temos, são justo motivo da nossa satisfação". Nesse sentido o Instituto Politécnico de Castelo Branco, pretende lançar um Gabinete de Empreendedorismo e Vida Activa, que apoie os estudantes e promova a sua inserção no mercado de trabalho.
A concluir, Ana Maria Vaz, salienta que o desenvolvimento do Politécnico, "passará também pela revisão dos seus Estatutos, dotando as suas Unidades Orgânicas de um instrumento mais funcional, adaptado às novas realidades do ensino superior e à experiência e exigências das Escolas e dos órgãos em funcionamento".