Este ano, o Governo aposta numa maior vigia das áreas florestais
Prevenção de fogos florestais
Duas brigadas heli-transportadas
vão vigiar a floresta

Duas brigadas heli-transportadas vão vigiar a floresta no distrito nesta época de incêndios. A garantia foi deixada pelo secretário de Estado da Administração Interna, que reuniu com a Governadora Civil e autarcas locais, para definir medidas de combate aos fogos.


NC / Urbi et Orbi


O secretário de Estado da Administração Interna, Ascenso Simões, numa unidade hoteleira de Castelo Branco, com presidentes das câmaras municipais e comandantes dos corpos de bombeiros do distrito, no âmbito dos trabalhos de preparação do dispositivo de prevenção e combate aos incêndios florestais.
O governante, garantiu o regresso a "um bom combate dos fogos florestais". Tudo porque, o Governo pretende regressar ao antigo sistema, de recolocar no mapa, os inspectores, "denominados agora de comandante distrital e nacional".
Relativamente aos meios aéreos de combate aos incêndios, Ascenso Simões, deixou a garantia de "uma atenção especial" para "um ataque logo inicial do próprio fogo".
Para isso, vão contribuir no distrito de Castelo Branco, duas brigadas heli-transportadas, frisando "serem necessárias igualmente as formas de combate ao incêndio e à locação dos respectivos meios", porque "as questões da comunicação são muito importantes", pelo que "hoje tomamos uma decisão, que tem a ver com a normalização entre todos os corpos de bombeiros e o sistema de comunicações".
Segundo o secretário de Estado da Administração Interna, "os meios aéreos vão sofrer um acréscimo bastante considerável em todo o País".
Prevendo "um ano difícil", devido à situação climática, leva a que o Governo tenha "preocupações adicionais".
Para colmatar a situação, foi antecipada a época de fogos para o dia 15 de Maio, reforçando que "para que tudo corra bem, é necessário termos ao nosso lado, os homens que diariamente combatem no terreno o fogo".
Quanto à falta de coordenação e meios existentes em incêndios anteriores, o governante, deixa o aviso de que "quem está na política, terá obviamente de estar sempre preparado para ouvir todas as pessoas, e agir de acordo com as preocupações e os objectivos", pelo que "nesta reunião possa sair um caderno de encargos para o Governo, e igualmente uma mera responsabilização das corporações de bombeiros e autarcas".
Ascenso Simões lembra que "não estamos em tempo de fazer avaliações ao nível da prevenção, mas sim de tudo fazermos para combater o fogo, para evitar que ardam milhares de hectares neste distrito, e no País, como aconteceu no passado".
Para que o sistema seja eficaz, deixa a garantia de que "existem todas as condições para um combate adequado, pedindo aos bombeiros toda a colaboração neste sentido".
Joaquim Morão, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, mostra-se apreensivo quanto à época de incêndios que se aproxima, e deixa o alerta. "Só com bombeiros e meios humanos não é possível resolver o problema, sendo pois necessário, que a tempo e horas, os meios aéreos e as máquinas de rasto, estejam ao serviço e com disponibilidade, para podermos ter um Verão mais tranquilo".