A UBI tem vindo a manter o aumento no número de alunos, ao contrário de outras Universidades
Números falam por si
A Universidade que mais cresceu

Na passada semana, a interpretação “distorcida” de algumas declarações dos responsáveis governamentais apareceram em forma de notícia. A UBI chegou mesmo a ser apontada, por alguns órgãos de comunicação social, como uma instituição que iria ver cerca de 40 por cento dos seus cursos encerrados.


Por Eduardo Alves


O reitor da UBI, Manuel dos Santos Silva recorre aos números dos alunos inscritos durante este ano, “para não recuar mais”, como prova de que “a UBI é a Universidade que mais tem crescido”. Esta foi a forma que o responsável máximo pela instituição encontrou para “responder a algumas notícias surgidas na passada semana” e que davam como certo o encerramento de 40 por cento das licenciaturas da Universidade.
Santos Silva diz não compreender nem encontrar qualquer explicação para as notícias em causa, uma vez que “não foram ouvidas as instituições” neste caso em particular, a UBI.
A polémica sobre os números dos cursos a apresentarem vagas surgiu assim que Mariano Gago, ministro da Ciência e Ensino Superior anunciou uma possível reestruturação nas licenciaturas que apresentam menos de 20 alunos. Para o responsável pela pasta há que tomar algumas medidas que minimizem o número de cursos que recebem menos alunos. Declarações que estão na base de notícias veiculadas por alguns órgãos de comunicação social e que devam como certo o encerramento de “40 por cento das licenciaturas actualmente ministradas na UBI”.
Perante tais notícias, Santos Silva apenas sublinha quer a instituição “é a que apresenta, a nível nacional, melhores resultados”. O responsável máximo recorda que “não contando com os cursos para os quais já não abrimos vagas, restam-nos 32 licenciaturas, todas elas sempre em crescendo, em relação ao número de alunos”.
Uma análise feita “sobre os números registados este ano lectivo”, salienta ainda o reitor. Isto porque, segundo o mesmo “este crescimento tem vindo a ser registado há vários anos”. Este responsável adianta ainda que a UBI foi a instituição de ensino superior que mais cresceu a nível nacional.