Por Rosa Ramos


O Instituto Cervantes deslocou-se até à Covilhã para promover formações

Professores e alunos da universidade com particular interesse na área aderiram de forma entusiástica ao tema da Formação: “A literatura na aula de Espanhol/Língua Estrangeira: menção especial à adaptação do Quixote.” Dia 19 de Maio marcou a vinda deste curso até à Covilhã. Montserrat Cervera Nicolau, licenciada em Filologia Hispânica pela Universidade Autónoma de Barcelona e actual professora no Instituto Cervantes de Bremen, na Alemanha, veio de Paris para dirigir o curso do Instituto Cervantes na UBI. “A Literatura na aula de Espanhol/Língua Estrangeira: menção especial à adaptação do Quixote” foi o nome dado à Formação a que alunos e docentes da UBI puderam assistir no dia 19 de Maio.
Ao longo destas sessões realizadas na universidade, foram distribuídos materiais didácticos fornecidos pela Editorial Edelsa. Do programa constaram abordagens a temas como “Literatura como meio para aprender uma língua ou como um fim em si mesmo”, Didáctica, “Compreensão e Dificuldade de um Texto Literário”, Tradução e “Literatura na aula”. Paralelamente a estes conteúdos, foram apresentados textos de José Luis Borges, Nadine Stair, Sor Juana Ines de La Cruz, Júlio Cortázar e Octávio Paz. Porém, foi dado maior relevo à obra “Don Quixote de La Mancha”. Para além de uma reflexão sobre o livro, foram feitas referências sobre a biografia de Miguel Cervantes.
Os cursos leccionados pelo Instituto Cervantes têm sido considerados por muitas instituições como sendo «determinantes na hora de avaliar positivamente um curriculum académico». Decorrendo habitualmente em Lisboa e no Porto, esta é a primeira vez que a cidade da Covilhã recebe uma acção de formação desta natureza.