Por Filipa Minhós


Durante dois dias, a língua e a cultura portuguesas estiveram em análise

“Controvérsias” foi o nome escolhido para a edição deste ano das jornadas do curso de Língua e Cultura Portuguesas. Organizadas pela primeira vez pelo Port’UBI (núcleo de estudantes de LCP), em conjunto com alguns alunos de quarto ano do curso, as conferências pretenderam fomentar o interesse dos alunos para as temáticas mais arrojadas da língua portuguesa. “A sintaxe, a gramática e o próprio estilo da escrita têm aspectos ainda muito controversos por resolver. Tentámos também abranger os assuntos mais actuais desta área, uma vez que a maioria dos temas abordados são muito clássicos e um tanto ultrapassados ” – afirma Susana Paulo, presidente do Port’UBI.
O contributo destas conferências para os alunos da UBI, segundo a presidente do núcleo, consiste em “reforçar os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, na medida em que se tentou escolher temas que também sejam leccionados ao longo do semestre lectivo”. Esses conhecimentos adquiridos podem também vir a constituir mais tarde a base para a entrada num futuro profissional.
O anfiteatro I da Parada recebeu os dois dias de conferências, 18 e 19 de Maio, que contaram com uma fraca adesão dos alunos. Na sala, praticamente vazia, os oradores lá foram apresentando as suas palestras para a meia dúzia de pessoas presentes, e tirando as poucas dúvidas existentes. “Os alunos do curso não tiveram a iniciativa de vir às jornadas. Quando os próprios interessados não vêm, é lógico que os outros não virão. Foi uma pena” – salienta Inês Marcelino, membro do núcleo. Houve ainda tempo para a declamação de poesia antes dos intervalos da manhã. Entre os oradores convidados, destacam-se os professores da casa António Bento com a sua palestra “Considerações sobre o estilo”, e Henrique Manso, que apresentou um estudo sobre a autoria da cantiga “Ai eu coitada”.
O primeiro dia contou ainda com um evento destinado aos alunos de 9º ano das escolas da Covilhã. O Laboratório de Línguas, situado na Biblioteca da UBI, acolheu os estudantes covilhanenses para uma experiência com a escrita criativa. Através dos mais diversos exercícios de jogos de palavras, os jovens alunos descobriram em si capacidades literárias que desconheciam possuir. “Um dos exercícios consistiu em que cada um dos alunos escrevesse uma frase solta individualmente. Quando reunidas todas as frases, criámos um texto surrealista. Ou seja, organizámos textos em que os alunos podiam inventar coisas novas, de forma a cativá-los a seguir cursos de Letras no futuro” – explica a presidente do núcleo. No final, os alunos convidados tiveram um momento de distracção especial, em que puderam assistir a uma apresentação de dança Jazz.
Já o dia 19 de Maio ficou destacado pela presença do escritor Artur Portela na Universidade. O famoso escritor da região da Beira Interior apresentou novamente o seu mais recente romance, intitulado “As noivas de São Bento”. Posteriormente, procedeu-se ainda ao lançamento do livro de curso de Língua e Cultura Portuguesas.