As "Grandes Dionísiacas" têm início amanhã, 25 de Maio

O Sexto Empírico (Núcleo de Estudantes de Filosofia da UBI) está a organizar, pela primeira vez, as “Grandes Dionísiacas 2005”, onde espera “aproximar toda a população da Covilhã, tal como todos os estudantes da UBI, para um momento de reflexão mútua e de diversão colectiva”.
Amanhã, quarta-feira, 25 de Maio, pelas 11 horas, terá lugar a inauguração de uma placa comemorativa do “Passeio dos Filósofos”. Uma iniciativa que segundo os organizadores “visa criar um marco simbolizador, da importância da existência do curso de Filosofia e pretende ser um símbolo da importância da atitude filosófica, da sua presença nas transformações de pensamento e atitudes que caracterizam a evolução da universidade”.
A partir das 14h30, do mesmo dia, realizam-se as “Conferências de Filosofia em Portugal”. A sessão de abertura está a cargo de António Fidalgo, presidente da Unidade de Artes e Letras, seguindo-se as intervenções de António Braz Teixeira, da Universidade Autónoma, com a “Introdução ao pensamento de Álvaro Ribeiro”. Jorge Croce Riveira, da Universidade de Évora, apresentará uma comunicação intitulada “Os estádios no caminho da verdade: o percurso teorético de José Marinho” e para terminar Paulo Tunhas, da Universidade Fernando Pessoa, abordará a temática “Da crença à convicção”.
A Ramboiada de Filosofia irá pôr fim ao dia dedicado a esta área do saber. Assim, a partir das 20h30 têm lugar várias actividades de recreio (jogos tradicionais) e uma churrascada ao ar livre, com música a cargo da Tuna Académica - "As Moçoilas" e do organista Leonel Figueiredo. Estas actividades serão realizadas no C.C.D. Leões da Floresta, junto à Praça do Município, na Covilhã.

Ver Programa