Por Fábio Moreira


A XIX reunião anual de neurocirurgia decorreu no edifício das engenharias

A Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia (SPNC) juntou os neurocirurgiões do nosso País, e não só, na sua XIX reunião anual que teve lugar na UBI, no final da passada semana. Nos dias 19, 20 e 21 de Maio, quem entrou no edifício das Engenharias da UBI apercebeu-se de imediato que alguma coisa se ali passava. À porta do anfiteatro 8.1 vários expositores, com informações ou mostra de aparelhos, denunciavam a presença dos neurocirurgiões no local.
Durante os três dias muitos médicos da área, não só portugueses, como de países de expressão portuguesa, e alguns de outras nacionalidades, puderam trocar comunicações, experiências, ou discutir questões técnicas da área. Esta é uma reunião anual da SPNC, consagrada nos estatutos da Sociedade, que obrigam a que todos os anos haja uma reunião de carácter cientifico de dimensão nacional.
A reunião foi bastante concorrida e segundo Francisco Belo, vice-presidente da SPNC, «foi boa quantitativamente e qualitativamente, tendo ultrapassado as duas/três últimas reuniões».
Ainda antes da abertura solene da XIX Reunião da SPNC, teve lugar uma palestra especial dirigida aos alunos da Faculdade de Medicina. A reunião decorreu nos moldes de uma conferência, mesa-redonda e curtas comunicações, seguidas umas das outras, onde os comunicadores puderam apresentar estudos e experiências. À parte desta reunião, decorreu um programa social direccionado para os acompanhantes dos neurocirurgiões, que integrou sobretudo passeios turísticos pela região.