Um dos programas informáticos actualmente mais utilizados esteve em destaque na UBI
Apresentação do Solidworks na UBI
Solidworks em terreno pouco sólido

A UBI continua a apostar numa formação de base tecnológica para os seus alunos. No passado dia 23 de Maio, promoveu a apresentação do programa Solidworks, o software de desenho assistido por computador 3D mais utilizado no País. No entanto, a falta de equipamento informático moderno consiste num grande obstáculo à adopção deste programa.


Por Filipa Minhós


“O desenho assistido por computador a três dimensões, o designado CAD 3D, é essencial hoje em dia para qualquer escola que queira formar pessoas adequadas às necessidades do mercado actual. Os próprios alunos agradecem. Aprendem com maior entusiasmo, maior à-vontade e maior diversão com este tipo de softwares do que por qualquer outro processo tradicional”, afirma Rui Alexandre, engenheiro mecânico e responsável pela parte de pré-venda da empresa nacional Sqédio, de Soluções Tecnológicas Integradas. A Universidade da Beira Interior (UBI) deu novamente mostras de incentivo às altas tecnologias e convidou Rui Alexandre para um seminário de apresentação do programa SolidWorks, desenvolvido pela Sqédio.
O anfiteatro 8.1 da Universidade foi o local escolhido para esta demonstração, destinada a todos os alunos académicos, nomeadamente aos cursos de Engenharia e de Design Industrial. Embora com a sala pouco cheia, os alunos presentes mostraram-se muito entusiasmados para trabalhar com o programa.
Solidworks é um software considerado standard da indústria da actualidade, apresentando toda a criação da peça, numa dimensão tridimensional do produto. Mas o seu sistema completo inclui também outras ferramentas de cálculo, utilizadas para fazer a avaliação do produto, quer ao nível da análise dos mecanismos, da mecânica e das engrenagens, quer ao nível do aspecto exterior da peça. O programa possibilita a visualização de gráficos animados em três dimensões das instruções de montagem de uma peça, ao contrário dos habituais e complicados desenhos feitos à mão. Além disso, é um programa que permite sempre a pré-visualização testada da peça antes da tomada de alguma decisão definitiva, “o que permite às empresas poupar muito dinheiro” – garante Rui Alexandre.
Apesar de constituir um software muito complexo, Solidworks é também bastante intuitivo e, por isso, fácil de aprender. “Já vi trabalhos fantásticos de alunos que não tiveram qualquer formação sobre o programa. Aprenderam a trabalhar com ele em casa. Basta apenas que tenham um bocadinho de paciência e gosto” – salienta o engenheiro mecânico. Rui Alexandre acrescenta ainda que este software não possui quaisquer limitações de manuseamento. “As limitações do programa são as limitações das pessoas que trabalham com ele. Até agora ainda não houve nada que fosse preciso fazer que o Solidwoks não fizesse” – esclarece.
Por ser o programa de desenho assistido por computador mais utilizado em Portugal, a UBI sabe que a formação dos seus alunos em Solidworks facilitará a sua entrada nas indústrias nacionais. No entanto, há ainda um longo percurso que a Universidade precisa percorrer. Se a aposta na apresentação das grandes tecnologias é visível, as infra-estruturas informáticas não têm merecido a atenção necessária. “Não há equipamentos informáticos modernos compatíveis com estes novos programas. Assim, de que nos vale ter os programas se eles não correm nos computadores?”, questiona João Monteiro, professor do Departamento de Electromecânica.