Por Eduardo Alves


Este tipo de iniciativas pretende "dar o espaço devido ao design"

Com o curso de Design Têxtil e do Vestuário, Design Multimédia, e com o ramo de Relações Públicas e Publicidade, a funcionar na licenciatura de Ciências da Comunicação, “começou por existir uma necessidade de apresentar à comunidade os trabalhos realizados na UBI”, adiantam os promotores do CAPA 2005. Um evento que não é mais que uma mostra de trabalhos dos alunos de Design e de Relações Públicas. Ao que se juntou uma série de conferências e palestras e um desfile de moda que vai encerrar os vários dias de actividades. O CAPA trouxe já à UBI nomes conceituados de estilistas e profissionais de moda e também vários agentes de publicidade e relações públicas.
Rui Miguel, presidente do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis faz referência “ao empenho muito saudável do corpo docente de ambos os Departamentos que estão na organização do evento”. O mesmo elogio vai também “para os alunos das licenciaturas em questão”. Este docente lembra que os vários eventos, as mostras e exposições e, sobretudo, o desfile de moda com colecções dos jovens designers da UBI, a ter lugar a 7 de Junho no Museu de Lanifícios, é o sinal de que “o design está em crescendo, e está a conquistar o seu espaço próprio na Universidade”.
Ao longo dos quatro anos da licenciatura, os estudantes vão tendo contacto com várias correntes de pensamento e saberes, com a produção de vários protótipos e trabalhos “que depois têm de mostrar aos outros e a si”. Rui Miguel lembra que estes cursos têm na sua base, disciplinas e acções bastante práticas, “o que resulta na produção de variadíssimas peças e trabalhos”. São exactamente essas produções que estão em exposição no novo pólo do Museu dos Lanifícios. O presidente do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxtil refere que “há uma necessidade natural de nos mostrarmos”, tal como existe a vontade “de ouvirmos e sentirmos as reacções do exterior”. Tudo isto são formas de sentir “o pulsar do meio que nos rodeia e de conquistar um espaço próprio para estas licenciaturas que estão em crescendo”, reitera.
De entre as várias exposições que são compostas por trabalhos realizados pelos alunos, no campo da imagem, da moda, da fotografia e da publicidade, existem também várias palestras e conferência onde são abordadas diversas matérias. Desde as relações públicas, até à Internet, passando pelas campanhas publicitárias e pelos desfiles de moda, fala-se de tudo um pouco, por estes dias, na UBI. Os responsáveis apontam, todavia, como ponto alto, o desfile de moda que está previsto para dia 7 de Junho. O Museu de Lanifícios da Universidade foi o cenário escolhido para mostrar as produções dos alunos de Design Têxtil e do Vestuário acompanhado por uma produção audiovisual realizada pelos alunos do curso de Design Multimédia.