Por Rosa Ramos


Este evento volta à academia covilhanense pela segunda vez

“Apostar na Inovação Tecnológica, nomeadamente Informática, enquanto catalisador do avanço cultural e económico da sociedade em que vivemos.” Este é, no entender de Miguel Azevedo, Presidente do Grupo de Investigação Informática da Universidade da Beira Interior (GRINUBI), o grande mote da Conferência sobre Redes de Computadores e Segurança Informática (CRCSI) deste ano. A aposta, desta vez, foi no sentido de trazer à UBI profissionais de renome nas áreas em debate e, em simultâneo, apelar à participação de empresas com relevância nacional. Assim, estiveram na UBI nomes como Evtim Batchev, da Sun Microsystems, André Zuquete do Instituto de Telecomunicações, entre outros. A empresa Sybase Portugal participou, também, no evento.
Miguel Azevedo disse ao Urbi que este tipo de acontecimentos constitui “um lugar propício à apresentação de artigos que representam a concretização da inovação tecnológica que, aliás, é tão necessária ao País.” Questionado sobre a existência de eventos similares na região, o Presidente do GRIN responde que “existem poucos e, geralmente, sem interesse a nível académico ou empresarial”.
Normalmente, o tema da segurança informática remete, sobretudo no caso dos menos entendidos nestas matérias, para uma possível relação com temas relacionados com hackers e crackers. Sempre bem disposto, o presidente do GRIN desmistificou o alarme geral de insegurança que, por vezes, surge ligado aos avanços tencnológicos nesta área. “Enquanto investigadores e administradores de sistemas, tentamos sempre explicar que os avanços que se fazem sentir na segurança informática permitem, após um bom planeamento de rede e a implementação de sólidas políticas de segurança, garantir a integridade dos dados.”
Adeptos acérrimos do sistema operativo Linux, os membros do Grupo de Investigação Informática procuram sempre, em simultâneo, com a realização de eventos, dar a conhecer a importância crescente do Movimento de Software Livre e dedicar particular atenção à sensibilização para a sua utilização.
Os papers que saíram desta conferência serão apresentados em livro de formato digital. O GRIN disponibiliza mais informações sobre este e outros assuntos no endereço electrónico http://grin.ubi.pt.