NC / Urbi et Orbi


O Parkurbis vai ser inaugurado no próximo dia 2 de Julho

No dia 2 de Julho, quando o Parkurbis – Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã for inaugurado, poderá já ter garantido a instalação de empresas de software brasileiro. O director executivo do parque, Pedro Farromba, deslocou-se esta semana ao Brasil, para assistir à divulgação dos resultados do Concurso Nacional Jovem Empreendedor (COJEM 2005) e a três dos seis finalistas será oferecida a incubação dos seus projectos no Parkurbis.
O concurso premeia planos de negócios desenvolvidos por estudantes universitários da área da informática e empresas emergentes de software. Áreas que se enquadram no projecto, que se destina a incubar de preferência empresas relacionadas com as áreas de especialização da UBI. É o caso das indústrias do ambiente, tecnologias de informação e telecomunicações, aeronáutica, tecnologia dos materiais, automóvel ou as tecnologias da saúde.
Neste momento estão já em funcionamento em instalações provisórias da RUDE- Associação de Desenvolvimento Rural oito empresas e estão outras em carteira, nomeadamente no domínio da biotecnologia, num espaço que terá capacidade para 20.
O Parkurbis vai dispor de um Centro de Apoio à Inovação e ao Empreendorismo (CAIE) apoiado pelo programa comunitário Equal. Uma estrutura que permite o acompanhamento de ideias de negócio e investimento, até à fase de implementação e desenvolvimento das novas empresas.
De entre um total de seis entidades finalistas, destacam-se duas, neste concurso brasileiro, a InfinitLearn, de Minas Gerias, a Áxis Games, do Recife. O evento é promovido pela Associação da Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX).