Os primeiros dez anos do Jornalismo Digital português foram debatidos em Braga
Jornalismo digital
A primeira década portuguesa

Na passada semana, a Universidade do Minho foi palco de um evento que celebrou os dez anos de jornalismo on-line ou “digital” em Portugal. Vários investigadores da área explanaram as suas ideias e teorias perante algumas dezenas de participantes.


Por Eduardo Alves


Foi também com a participação de João Canavilhas, docente na UBI, que os responsáveis da Universidade do Minho (UM) promoveram um evento comemorativo dos primeiros dez anos de jornalismo on-line em Portugal. Desde profissionais desta área, até investigadores, passando por alunos ou meros curiosos, durante dois dias, estiveram reunidas várias dezenas de pessoas para discutir a temática.
João Canavilhas participou na iniciativa com a apresentação de uma comunicação intitulada “Do jornalismo on-line ao webjornalismo: formação para a mudança”. Um estudo tornado público ao lado de António Granado, Hélder Bastos e Xosé López, investigadores e docentes da área. Nesta iniciativa estiveram também presentes Rosental Calmon Alves da Universidade do Texas nos EUA e Ramón Salaverría, director do Laboratório de Comunicação Multimédia da Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra, em Espanha.
Este debate em torno das novas tecnologias pretendeu sobretudo, “apontar novos caminhos, e conferir rumos às investigações feitas neste âmbito”, adiantam os responsáveis pela organização.
Falando-se de tudo um pouco, desde a denominação correcta para este tipo de jornalismo, até às capacidades que lhe podem ser conferidas, os participantes ouviram também relatos pessoais de alguns profissionais da “Net”. Uma ocasião encontrada para apontar as virtudes e os defeitos a esta nova forma de comunicação.

Blogues em destaque

A relação entre a blogosfera e o jornalismo on-line foi um dos temas abordados. Durante os dois dias de trabalhos muito se falou sobre o assunto e todos os intervenientes abordaram, ainda que de formas distintas esta relação entre a nova forma de fazer jornalismo e a capacidade dos blogues em quebrar as barreiras de acesso e de transmissão de informação.
Este novo fenómeno que surge com cada vez maior expressão na Internet não é encarado como jornalismo, embora isso seja possível. Segundo vários investigadores, “existem, de facto, blogues semelhantes a jornais e que podem ser considerados como tal”. Contudo, “podem também ser encontrados, em número significativo, exemplos do que não são jornais”, nesse mesmo mundo da blogosfera, rematam.
Ainda assim, uma das principais conclusões deste seminário aponta para as fortes potencialidades dos blogues, enquanto ferramenta de expressão pessoal ou colectiva e também para uma maior necessidade na formação específica de jornalistas “on-line”.