Uma cidade em crescimento





 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

Braga




Ainda que colada à cidade invicta do Porto, Braga não perdeu o seu passo acelerado de crescimento. Uma das mais jovens metrópoles do País, fica marcada pela adopção de túneis e passagens superiores, em detrimento das convencionais rotundas. Ainda que possam lançar a confusão inicial em quem transita nas principais artérias desta cidade, a dita solução, revela-se eficaz.
Braga marca o seu compasso, por estes dias, com os arranjos a preceito para as festas de São João. Dentro de pouco tempo vai ser um frenesim na cidade dos arcebispos. Os bracarenses, em conjunto com os habitantes do Porto, são dos que mais festejam este santo popular.
Ainda assim, esta cidade continua a ter encantos tradicionais, como o Bom Jesus. Situado no cimo da encosta norte da cidade, este santuário é uma das mais representativas obras do estilo tardo barroco, e a sua traça é da autoria de André Soares. Edificado em meados do século XVIII, este santuário surge da restauração de algumas ruínas que ali existiam.
Até porque, a história desta capital do verde Minho confunde-se com a história da Nação. Já no tempo dos romanos, Braga era uma das mais importantes localidades em Portugal, então denominada de Bracara Augusta. Para um passeio completo, deve ainda visitar-se o parque de diversões, “Bracalândia, a Universidade do Minho e toda a zona central da cidade, onde os repuxos de água dos tempos contemporâneos contrastam com palacetes, Sé e outros monumentos antigos.