Um dos frutos da época esteve em destaque neste evento
Feira da Cereja
“Aqui também há cereja boa”

Manter uma tradição que já há alguns anos se tinha perdido e promover os produtos da terra foram as principais metas da Feira da Cereja, que decorreu no passado fim-de-semana, na aldeia do Ferro. Para além destes objectivos, o presidente da Junta de Freguesia, José Carlos Amaro, salienta ainda a importância do associativismo na localidade.

NC / Urbi et Orbi


Isaltina da Luz dos Santos tem 80 anos, produz cereja “desde sempre” e deslocou-se até à aldeia do Ferro para participar na Feira. “Sempre que há a feira venho cá”, afirma a agricultora, ao revelar que nasceu na quinta, onde ainda vive, onde cultiva diversos produtos para além da cereja, como batatas ou repolhos. Apesar dos seus 80 anos, Isaltina Santos mantém uma agilidade física fora do normal. “Trabalho no campo durante todo o ano e espero morrer a trabalhar”, deseja ao confortar-se com a vida que leva. Apesar dos cerca de 15 produtores que montaram as suas barraquinhas, no parque de feiras, a agricultora não se queixa do negócio. “Hoje está a correr bem! Já vendi muitas cerejas, batatas e repolhos. Tudo lá da quinta”, conta, entusiasmada, a octogenária. A feira já rendeu “algum dinheiro” à agricultora, facto que a faz sentir “contente”, mas Isaltina Santos lamenta a fraca produção deste ano. “Há pouca cereja. As queimas (frio) que vieram fora de tempo, estragaram-me muitos produtos. Quase perdi as laranjas todas”, queixa-se.
A Feira da Cereja do Ferro foi promovida pela empresa Beira Serra, em parceria com a Junta de Freguesia e diversas associações locais. Segundo o presidente da Junta, a iniciativa pretende promover os produtos da localidade e mostrar que no Ferro “também há cereja boa. Não é só no Fundão”, argumenta.