NC / Urbi et Orbi


Esta iniciativa tem sido uma aposta continuada dos responsáveis pelo IMAGO

O atelier “Frame a Frame” terminou no passado dia 2 de Junho e a montagem do resultado deste trabalho, que visa explicar a crianças até aos 10 anos como se faz um filme de animação, fica concluída até ao final de Julho. “Mais perto das nuvens, mais perto dos sonhos” é o nome da película a preto e branco que terá entre dez a 15 minutos e resulta das 54 entrevistas feitas aos alunos que participaram no projecto, das escolas de Silvares, Bogas de Cima, Barroca e Janeiro de Cima.
Dessas conversas foram seleccionadas seis, uma de cada grupo de trabalho, onde os mais pequenos falam sobre os seus sonhos, perspectivas para o futuro e da forma como percepcionam o meio que os rodeia. Posteriormente foi pedido que fizessem um desenho que ilustrasse esses mesmos sonhos. E é desses elementos que está a nascer esta curta de animação, realizada e concebida pelas crianças, que são orientadas por dois formadores ligados à Cooperativa Cinema Jovem.
Este documentário sucede à experiência do ano passado, que deu origem ao filme “Ovelha Azul”, produzido nos mesmos moldes. Desta vez os promotores da iniciativa procuraram inovar e trabalhar dum ponto de vista documental, “pretendendo retratar assim uma determinada realidade social”, dizem os responsáveis em comunicado enviado à imprensa.
O “Frame a Frame 2005” está orçado em 15 mil 460 euros e tem o apoio do Ministério da Cultura, Câmara Municipal do Fundão, Associação Pinus Verde, Grupo de Escolas Terras do Xisto e da Cooperativa Cinema Jovem, entidade que organiza o festival de cinema IMAGO, onde a película irá ser exibida.