Por Helder Lopes


A formação da Boidobra conseguiu apurar-se para a final da taça de Futsal Feminino

Mais um marco histórico no desporto da região se escreveu no passado fim-de-semana. A equipa do concelho da Covilhã alcançou, com todo o mérito, um lugar na final da Taça Nacional. Se na priemira mão a equipa do Estrelas do Zêzere ganhou por um contundente resultado de 9-2, no segundo jogo as atletas da Boidobra não deixaram os seus créditos por mãos alheias e brindaram a equipa de Mogege com uma vitória por 5-4, traduzindo assim a mais valia técnica e táctica da sua equipa.
O jogo não poderia começar da melhor forma para a equipa visitante e, logo à passagem do minuto 5, numa combinação perfeita entre Rute e Tânia, a camisola nº 8 da Boidobra remata forte e colocado não dando qualquer hipótese de defesa a Liliana, fazendo um golo espectacular.
Com um jogo muito aberto, as oportunidades de golo sucediam-se perto de ambas as balizas. E, ao minuto 10, a formação da casa empata a partida depois de uma situação de 2x1 no ataque de Mogege, com Paula a finalizar.
Até final do primeiro tempo, registo para mais três lances de muito perigo. Ao minuto 15 Marques após um lance ensaiado na marcação de um pontapé livre remata para uma defesa in extremis de Liliana. Depois Rute numa acção individual finta três adversárias, passa a bola a Paula que, sem marcação sobre o lado esquerdo, remata contra o corpo da guarda-redes Liliana.
A última oportunidade para desfazer a igualdade durante os primeiros 20 minutos apareceu já no decorrer do último minuto através da marcação de pontapé de canto, a nº 8 de Mogege, Dulce saiu da marcação e remata colocado, mas Joana com uma excelente intervenção nega o golo à jogadora adversária.
No segundo tempo, a equipa do Estrelas da Boidobra entrou novamente muito bem na partida, e passados três minutos já vencia pela diferença de dois golos. Primeiro com um golo de Tania já dentro da área dos seis metros, e depois foi a vez de Paula fazer o terceiro da tarde para a equipa da Boidobra após uma combinação na transformação de um livre.
Contudo, a resposta da equipa de Mogege não tardou em chegar. E no espaço de dois minutos, Dulce com dois golos empata a partida a três bolas. A partir daqui o jogo entra numa fase de maior equilíbrio, com a formação da casa a tentar chegar à vitória, frente à equipa da Boidobra que controlava as investidas ofensivas do seu adversário. Até que, ao minuto 14 o EZ da Boidobra com dois golos, Tania e Rute, passam definitivamente para a frente do marcador. Contudo, o resultado final só ficou estabelecido quando Dulce numa jogada de insistência reduz para 4-5.
Pouco depois soou o sinal sonoro que conformou a vitória na partida do Estrelas da Boidobra, e a consequente passagem à final da Taça Nacional, para alegria e emoção do inúmero público da Boidobra presente no Pavilhão de Delães.
Agora na final, a realizar já no próximo domingo, a equipa do concelho da Covilhã irá medir forças com a formação do SL Benfica para apurar o vencedor da Taça Nacional de Futsal Feminino.