NC / Urbi et Orbi


Esta infra-estrutura é uma das mais modernas do País

O ministro do Ambiente defendeu na passada segunda-feira, no Sabugal, que todo o território de Portugal deve ter acesso a água de idêntica qualidade e elogiou as empresas multi-municipais, que definiu como "pontos de encontro entre Estado e autarquias". Francisco Nunes Correia, que falava na inauguração da Estação de Tratamento de Águas (ETA) de Sabugal, diz que essa igualdade de qualidade deve existir "nas populações do Interior e do Litoral, do Norte e do sul, nos grandes centros urbanos como nas pequenas vilas e aldeias".
O governante classifica a ETA inaugurada, que vai servir os concelhos de Sabugal, Figueira de Castelo Rodrigo, Belmonte e Almeida, como "a maior infra-estrutura deste tipo para o tratamento de águas que foi inaugurada no Interior do País".Esta estação representa um investimento de 23,5 milhões de euros, comparticipados em 63 por cento pelo Fundo de Coesão da União Europeia.
Lembrando que esta obra é da responsabilidade da Empresa Multi-municipal Águas do Zêzere e Côa (AZC), Francisco Nunes Correia recorda que José Sócrates, enquanto ministro do Ambiente, "foi um enorme impulsionador das empresas multi-municipais, de toda esta dinâmica e lógica"O ministro refere que as empresas multi-municipais "são o ponto de encontro entre o poder local e o poder central, pontos de encontro entre o Estado e as Autarquias Locais". Sobre a ETA de Sabugal, diz possuir "tecnologia da mais sofisticada, igual àquela que se pratica nas melhores instalações do País, igual àquela que se pratica nas melhores instalações da Europa". Por isso, na sua opinião "está a cumprir-se o desígnio de esbater as diferenças entre o Litoral e o Interior".
A ETA inaugurada na segunda-feira faz parte do subsistema de Sabugal que serve os municípios de Almeida, Belmonte, Figueira de Castelo Rodrigo, Sabugal e algumas freguesias de Guarda e Penamacor e é tido pela AZC como "um dos principais do Sistema Multi-municipal de Abastecimento de Água do Alto Côa". Além da ETA, o subsistema de Sabugal é constituído por uma captação de água localizada na Albufeira da barragem de Sabugal, quatro reservatórios, nove estações elevatórias e 241 quilómetros de condutas, tendo sido dimensionado para abastecer cerca de 17 mil metros cúbicos diários de água a uma população residente de cerca de 52 mil e 500 habitantes e uma população flutuante de cerca de 26 mil habitantes.