Um Centro de Congressos e o acesso à A-23 são duas obras fundamentais para Penamacor
Penamacor
Acesso à A23 no topo das prioridades

Penamacor continua a querer um acesso à A23. Foi esta a garantia deixada pelo autarca Domingos Torrão, no Dia do Concelho, altura em que anunciou também a construção de um Centro de Congressos.


José Manuel Alves
NC / Urbi et Orbi


A ligação da A23 ao concelho de Penamacor é uma prioridade. Quem o disse foi o autarca local, Domingos Torrão, nas comemorações do Dia do Concelho que tiveram lugar na quarta-feira, 1 de Junho, na Câmara Municipal com uma Sessão Solene comemorativa, apresentação do livro Forais de Penamacor e um momento musical a cargo do professor Pedro Rufino da Academia de Música e Dança do Fundão.
A anteceder esta cerimónia, foi inaugurada, no Centro de Cultura e Animação Comunitária, a exposição "Um Olhar sobre as Beiras" da autoria de Maria da Conceição Ventura.
Ilídia Cruchinho, vereadora da cultura da edilidade, considera as comemorações, "uma data histórica" para o concelho, da atribuição do Foral de D. Manuel I a Penamacor.
Segundo a autarca, pretende-se neste dia, lembrar "toda a história e a vida que este concelho teve desde a sua fundação", passando pelos povos que habitaram estas terras, e que "hoje vamos descobrindo mais um pouco", lembrando deste modo os antepassados.
O presidente da Câmara Municipal, Domingos Torrão, congratulou-se pela "autêntica lição" dada pela professora Antonieta Garcia, na apresentação dos Forais de Penamacor, demonstrando que este concelho "já foi grande e deu muita gente a este mundo", pelo que exortou os penamacorenses "a renovar toda a esperança na celebração daquilo que pretendemos." O autarca lembra neste dia as preocupações do futuro. "Preservar o
passado, requalificar o património e dar melhores condições de vida aos munícipes", é a grande aposta da autarquia, porque "reconhecemos que este concelho tem excelentes recursos endógenos, mas temos que continuar a apostar naquilo que faz, e tem feito, das nações e dos concelhos, o que de melhor elas têm sabido enfrentar o futuro".
Domingos Torrão lança o desafio para a grande aposta nas acessibilidades, nomeadamente a ligação à A23 e a Espanha, que "pretendemos ver na prática". Para que o desenvolvimento se faça neste concelho raiano, para além das vias reclamadas pelo edil, também a vertente turística, "é fundamental" porque "o concelho tem que se desenvolver em vários sectores", nomeadamente a construção do novo hotel de Penamacor, para o qual já existe um parecer favorável da Direcção-Geral de Turismo, pelo que a sociedade da qual o município é sócio, "está apostada em concretizar o mais rapidamente possível", no início das obras da infra-estrutura.
Por outro lado, vão ter início no decorrer deste mês, as obras no Salão Paroquial, designado por Centro de Congressos Ribeiro Sanches. "Um infra-estrutura fundamental para a realização de colóquios", considerado um espaço indispensável a Penamacor.
Ainda em matéria de obras, o autarca anunciou que até final do mês de Julho,
vai ser lançado o concurso público para o Convento de Santo Estevão - ex
quartel - onde será ampliado o Museu Municipal, diariamente visitado por
inúmeras pessoas.