Por Rosa Ramos


Vários alunos apresentaram o trabalho desenvolvido ao longo do curso

Ver fotos

O novo pólo do Museu dos Lanifícios (a Real Fábrica Veiga) serviu de palco para uma noite que ficará na memória do percurso académico dos finalistas deste ano da licenciatura em Design Têxtil e do Vestuário- Ramo Vestuário. Tratou-se de um desfile de moda, onde os alunos puderam apresentar as suas colecções, acompanhadas por uma produção audiovisual realizada expressamente para o evento, a cargo dos alunos de Design Multimédia.
Resultado de uma parceria entre o Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis e o Departamento de Comunicação e Artes, o projecto CAPA’ 2005 conta ainda com o apoio do Museu de Lanifícios, dando a possibilidade aos alunos de expôr os seus trabalhos criativos a toda a comunidade.
Ângela Gomes, Andreia Vilela, Carla Barros, Joana Figueiredo, Joana Silva, Mariana Magalhães, Mara Ranito, Sandra Gonçalves, Sérgio Loureiro, Sónia Peixoto e Viviana Silva foram os estilistas de serviço, numa noite que encheu o Museu de lanifícios de luz, música e objectivas. Pretendeu-se que cada aluno criasse um universo estético e individual que perspective futuros percursos enquanto designers de moda. Valorizou-se, neste projectos finais dos estudantes, a investigação e a experimentação como factores que conduzem a estratégias pessoais e profissionais.
Este Desfile de Moda tem-se afirmado como um momento de grande importância na realização de eventos na UBI. A iniciativa repetiu-se no passado sábado, 11, no Teatro-Cine da Covilhã onde foi aberta à cidade. Os estudantes mostraram aos muitos covilhanenses e demais visitantes o trabalho de vários semestres. Para o ano há mais.