António Ribeiro Gomes deu nome a um anfiteatro da UBI
Homenagem ao professor catedrático
António Ribeiro Gomes dá nome a anfiteatro

Foram 30 anos de “entrega e dedicação total à UBI”. Um dos principais impulsionadores da Universidade da Beira Interior foi reconhecido pela instituição. António Ribeiro Gomes deu nome ao anfiteatro 6.2 e faz parte de um conjunto de figuras ilustres da Academia.


Por Eduardo Alves


Ver Fotos

Um ar que juntava alegria com comoção era reflectido pelo professor catedrático António Ribeiro Gomes. Na passada quarta-feira, 8 de Junho, este docente descerrou a placa que agora dá nome ao anfiteatro 6.2, “o seu lugar de eleição para dar aulas na UBI”.
Esta homenagem, mais não é do que “agradecer todo o esforço, empenho e dedicação de um homem que ajudou a fundar esta casa”, sublinhou Manuel Santos Silva, reitor da UBI, durante a cerimónia. Ao longo de 30 anos, este docente da área das matemáticas esteve ligado ao Ensino Superior na região centro. Começou por leccionar e colaborar com a instituição em 1976 e até hoje “tem-se mantido sempre ligado à UBI”. O seu papel foi preponderante para a Academia covilhanense quando o então reitor da UBI, Passos Morgado o convidou para fundar e dirigir o Departamento de Matemática. Nessa mesma época, “em que não existiam doutoramentos na área, nem profissionais capazes de assegurar as aulas” foi com grande arrojo que aceitou o desafio.
António Ribeiro Gomes sublinha que “ao apostar na Matemática e na Informática, a UBI deu um sinal das suas capacidades”. O departamento que criou “é hoje um dos mais completos e numerosos da instituição”, lembra Luísa Pereira Amaral, presidente do Departamento e da Comissão Científica Departamental de Matemática. Esta “aluna do professor António Ribeiro Gomes” acabou também por recordar as suas aulas e a forma como “cativava os estudantes para as matérias leccionadas”. Sempre ensinou no anfiteatro 6.2, “porque dizia ter uma afinidade especial com aquele lugar”, recorda a docente. Daí que a UBI, ao homenagear esta figura da ciência tenha atribuído o seu nome a este espaço.
Na mesma homenagem, António Ribeiro Gomes foi agraciado com um retrato da sua pessoa, da autoria do mestre Alves de Sousa. O quadro foi apresentado ao professor e a toda a comitiva de convidados para a cerimónia na Reitoria. António Ribeiro Gomes fica assim retratado junto a outras figuras importantes da UBI como é o caso de Veiga Simão.