Álvaro Cunhal. Uma Biografia Política. "Daniel". O Revolucionário (1913-1941)





 



 

 

 

de José Pacheco Pereira


José Pacheco Pereira tem, ao longo dos últimos anos, dedicado muito tempo à escrita da biografia de Álvaro Cunhal, líder histórico do PCP, e ao estudo do próprio partido. O primeiro volume deste trabalho, traça, como não podia deixar de ser, a figura de Cunhal, no seu papel político. É ainda possível conhecer pormenores da vida pessoal, o contexto familiar e facetas psicológicas do homem que se impôs na luta que fez ao lado dos trabalhadores.
Este primeiro volume da biografia debruça-se principalmente sobre a época em que Cunhal assumiu a liderança do partido em 1941. A década de 30 em que o fascismo se implantou em Portugal merece também destaque na obra, captando a importância que teve, nessa época, o Partido Comunista Português.
Conhecido pelos seus Estudos sobre o Comunismo, Pacheco Pereira acaba por fazer também neste livro um retrato do PCP. O autor baseia-se em documentação desconhecida para o público em geral o que só vem enriquecer este trabalho.
Álvaro Cunhal nasceu a 10 de Novembro de 1913, em Coimbra e faleceu no dia 13 de Junho de 2005. Com apenas 17 anos filiou-se no PCP, ano em que ingressou na Faculdade de Direito de Lisboa. Foi sem dúvida umas das figuras centrais do século XX, em Portugal. Esta obra de José Pacheco Pereira, apesar de extensa, é sem dúvida importante para melhor conhecer esta personalidade e o seu papel na política. É também uma forma de aprofundar o conhecimento sobre a história recente do País.