António Fidalgo

António Ribeiro Gomes


A UBI homenageou o Prof. António Ribeiro Gomes dia 8 de Junho. O anfiteatro 6.2, onde dava aulas, tem agora o seu nome e na Sala do Arco, na Reitoria, foi descerrado o seu retrato, pintado pelo Mestre Alves de Sousa. Foi uma cerimonia simples, em que compareceram o próprio e a família, discípulos, colegas da UBI, da Universidade de Coimbra e de outras universidades.

Foi em 1976, há quase trinta anos, que Ribeiro Gomes, catedrático de matemática na Universidade de Coimbra, começou a leccionar no Instituto Politécnico da Covilhã. Natural da Vela, aldeia próxima daqui, a caminho da Guarda, foi um dos lentes a quem o Dr. Duarte Simões pediu para ajudarem a criar o ensino superior aqui na região. Ele vinha da Universidade de Coimbra, o Prof. Pinto Peixoto vinha da Universidade de Lisboa, entre outros professores consagrados. O retrato de Ribeiro Gomes figura agora ao lado dos retratos das figuras primordiais da UBI, Duarte Simões, Pinto Peixoto, Veiga Simão.

É verdade que a UBI já o tinha homenageado em 1995 ao atribuir-lhe o grau de doutor honoris causa, na mesma ocasião em que o mesmo grau também foi atribuído a Pinto Peixoto, Nabais Conde e Carvalho Rodrigues, em cerimónia que contou com a presença do Primeiro-Ministro de então, Cavaco Silva. Mas a atribuição do seu nome ao anfiteatro em que dava ultimamente aulas, o descerramento do retrato na galeria das personagens históricas da instituição, mais do que repetir, felizmente em vida, uma homenagem é ligar de modo duradoiro a acção de um professor ao local onde exercia o seu magistério. Quanto mais os locais forem baptizados com justa causa, com significados claros, tanto mais lucrará a universidade. O número de uma sala é eficiente para a sua localização, mas nada contém da história dessa sala. Ora uma universidade precisa da uma identidade, de um conhecimento e de um reconhecimento das suas origens, sobretudo das pessoas que a ergueram para se conhecer e se reconhecer a si mesma. Ai das instituições que não têm memória e que não cultivam a memória.

Ribeiro Gomes, professor central na área das ciências exactas, sobretudo da matemática, da UBI, tem sido e oxalá continue a ser durante muitos anos uma presença no Senado e no Conselho Científico da UBI. Aí tem cumprido exemplarmente a função de elder statesman, função tão importante para a vida de universidade. A comunidade académica, no seu conjunto, tem de estar grata a este professor de Coimbra, que há tantos anos tem ajudado a fazer a UBI.