Sessão de câmara
Meeting da Covilhã realiza-se à noite

Diversos assuntos foram tratados na última sessão pública do executivo covilhanense. Desde uma nova piscina para o Teixoso até à realização do III Meeting Cidade da Covilhã, muito foi falado nos Paços do Concelho.

Por Eduardo Alves

O terceiro meeting da Covilhã vai decorrer durante a noite no Complexo Desportivo

A manhã começou algo turbulenta para Alçada Rosa, presidente em exercício na autarquia covilhanense. O número de populares não ultrapassava a dezena, como é habitual, mas ainda assim, as suas interpelações ao executivo valeram por muitos mais.
Desde a limpeza das ruas e junto dos contentores do lixo, e terminando nos muitos cães abandonados “por toda a cidade”, pôde ouvir-se um pouco de tudo na ordem de trabalhos que dá voz ao povo.
Passada a temática inicial, a sessão de câmara apenas aqueceu devido ao intenso calor de Junho. A ordem de trabalhos não apontava grandes picos de discussão e as decisões tomadas não provocaram qualquer reacção na oposição.
Foi exactamente devido ao calor que Joaquim Matias, vereador com o pelouro do desporto, apresentou um novo horário para a realização do III Meeting Cidade da Covilhã. Esta prova que começa já a ganhar mérito junto dos atletas nacionais realiza-se a 16 de Julho próximo no Complexo Desportivo. As altas temperaturas que se fazem sentir durante o dia, nesta época do ano, levaram a que a autarquia alterasse os horários de realização das provas para a noite. Esta medida visa “um melhor desempenho por parte dos atletas” e “uma maior comodidade para participantes e público”, reitera o vereador responsável. Perante o executivo, Matias apresentou um orçamento de cerca de 80 mil euros. Verba que carece de um apoio por parte da Associação de Desenvolvimento Local – RUDE, na ordem dos 60 por cento.
Esta actividade camarária “vai reunir grandes nomes do atletismo nacional na cidade neve. Quem o diz é Alçada Rosa, presidente em exercício da autarquia covilhanense. Isto porque, o III Meeting é a derradeira prova onde os atletas podem obter os mínimos exigidos para a participação nos próximos Jogos Olímpicos. Ainda sem nomes sonantes para anunciar, a câmara mostra-se convicta do sucesso desta edição.

Piscina para o Teixoso

Ainda durante esta ordem de trabalhos foi também votada a proposta que visa construir uma piscina na freguesia do Teixoso. O ponto referente a este assunto fala na aquisição de um terreno com cerca de 7 mil e 600 metros quadrados para que aí seja construída uma piscina e parque de apoio aos banhistas. Logo após a compra do espaço “arrancam as obras de construção”, adiantam os responsáveis autárquicos.
Outro dos pontos discutidos nesta sessão pública foi o dos apoios escolares propostos pela câmara. Mais uma vez, o vereador da oposição, Miguel Nascimento fez questão de se manifestar contra a falta de informação, por parte da câmara, no que respeita a este assunto. Segundo o vereador socialista, “a câmara continua a não explicar o porquê de tantos aumentos, nem sequer as formas de gestão dos gastos e apoios no pré-escolar”.
Segundo Maria do Rosário, vereadora com o pelouro da Educação, no próximo ano lectivo, a autarquia vai ser forçada a aumentar as suas taxas no que respeita ao pagamento de apoio escolar.
Nos regimes pré-primários e de primeiro ciclo, as taxas podem ir “até aos 318 euros”, adianta Nascimento. Um valor que, segundo o mesmo, “é reprovável”.