Planície Dourada
 
 
Serpa
 
Constitui uma das mais belas imagens do Alentejo tradicional. As vastas planícies doiradas pelo Sol que se estendem pela imensidão da paisagem. Quase como um mar dourado onde as espigas das searas são embaladas pelo vento.
Serpa fica mesmo pregada no centro de todo este mar de cereal. Por ali passaram mouros que foram deixando as suas lendas, os seus costumes e modos de trabalhar a terra que ainda hoje subsistem. Mas também gentes vindas de outras paragens que se sentem bem com o acolhimento do povo alentejano.
De todas estas trocas culturais, o que Serpa tem de melhor para oferecer, no que respeita a monumentos turísticos, são algumas peças arqueológicas e construções religiosas.
Inserida no Parque Natural do Vale do Guadiana, ainda é pouca a superfície do concelho, onde estão identificados vestígios com interesse patrimonial, que está explorada e aproveitada. Ainda assim, vale sempre a pena entrar por um mar de calor e de trigo de forma a encontrar algumas das mais belas paisagens portuguesas.