Ainda os meios aéreos
Alzira acusa Matias
de querer renda para depósitos

A governadora civil do distrito de Castelo Branco, Alzira Serrasqueiro, acusa a Câmara da Covilhã, e em concreto o vereador Joaquim Matias, de terem ordenado a retirada de depósitos de combustível para abastecer as areonaves de combate a incêndios do Aeródromo Municipal.

NC / Urbi et Orbi

A Governadora Civil de Castelo Branco mostra-se indignada com as críticas de Joaquim Matias

É esta a resposta da representante do Governo no distrito às críticas feitas pelo líder da concelhia do PSD na “Cidade Neve”, e também vereador da autarquia, que na passada semana disse que a Covilhã não tinha ainda aviões de combate a incêndios, não percebendo o porquê desta situação pois o aeródromo da cidade tinha todas as condições para tal, embora ainda não tivesse sido contactado para o efeito.
Agora, Alzira Serrasqueiro assegura que a data de chegada dos meios aéreos à Covilhã é 1 de Julho, data definida pelo anterior Governo que “não foi objecto de reparo” nas reuniões de preparação da época especial de combate aos incêndios florestais, por parte “designadamente do vereador Joaquim Matias”.
A governadora civil sublinha que apenas no ano passado houve atrasos na chegada dos aviões à Covilhã (vieram a 13 de Julho), mas que “não se encontra qualquer registo que haja (Joaquim Matias) então pedido explicações sobre o atraso”. E depois ataca o vereador dizendo que, se tivessem a “veemência das exigências de Joaquim Matias, presidente da concelhia do PSD, correspondência no vigor do empenho de Joaquim Matias, vereador da câmara, não teríamos a lamentar a retirada do Aeródromo Municipal da Covilhã, por parte do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), dos depósitos de combustível para abastecimento das aeronaves de combate a incêndios florestais, por força da exigência única formulada, em carta enviada pelo mesmo Joaquim Matias, de pagamento de uma renda com retroactivos pelo alojamento dos depósitos”.
Para já, dois aviões ligeiros Dromadair estão desde a passada semana estacionados em Proença-a-Nova, prontos a actuar no combate aos incêndios florestais no distrito de Castelo Branco, de acordo com informação veiculada pelo Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC).
Rui Esteves, coordenador do Centro Distrital de Operações e Socorros (CDOS) de Castelo Branco já disse que, tal como nos últimos quatro anos, está planeado colocar no Aeródromo da Covilhã dois aviões ligeiros Dromadair e que estes, tal como assegura Alzira Serrasqueiro, vão estar disponíveis a partir de dia 1 de Julho.
Segundo Rui Esteves, no período entre 1 de Janeiro e 15 de Junho de 2004 ocorreram no distrito 120 incêndios, enquanto que, em igual período deste ano estão registados 330 incêndios.