Guarda
Liceu Nacional assinala 150 anos

O Liceu Nacional da Guarda, instalado na Escola Secundária Afonso de Albuquerque, comemorou, na passada semana, 150 anos de existência, numa cerimónia que contou com a presença do secretário de Estado da Educação, o albicastrense Valter Lemos.

NC / Urbi et Orbi

O Liceu Nacional da Guarda é uma das mais prestigiadas e antigas escolas do País

Houve convívio entre antigos alunos, nos quais se destacava Vital Moreira, constitucionalista e professor na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, que estudou no Liceu da Guarda na década de 50 e no sábado falou das memórias da época. Vital Moreira lembrou a separação das turmas por sexo sendo que “no rés-do-chão tinham aulas as raparigas e, no primeiro andar, os rapazes. Só havia turmas mistas no sexto e sétimo anos, porque não eram suficientemente grandes para serem divididas”, afirma. Considerados os liceus como o local de estudos da elite social, Vital Moreira acrescenta ainda que o Liceu da Guarda era uma pequena cópia do liceu de Coimbra. Por esta escola passaram nomes consagrados como Eduardo Lourenço, Vergílio Ferreira, ou Augusto Gil, entre outros.
Já Valter Lemos centrou o seu discurso no abandono escolar, que atinge 24 por cento no ensino obrigatório e 50 por cento no ensino secundário. Para o combater, pretende levar a cabo um plano de acção específico: “Nos próximos tempos iremos fazer um enorme esforço para que em todas escolas secundárias se proceda a um alargamento e a uma multiplicação das alternativas para os jovens”.