A assembleia municipal voltou a ser palco de troca de palavras menos prórias

Assembleia municipal
Meireles e Esgalhado às avessas

O deputado do Partido Socialista entrou, de novo, em confronto verbal com um vereador da autarquia covilhanense. Numa sessão onde pouco de novo foi apresentado, este episódio menos positivo agregou as atenções dos participantes.


Por Eduardo Alves


O embelezamento do Jardim do Lago com várias obras de arte e a abertura do concurso que visa a construção da piscina municipal foram as principais novidades comunicadas por Carlos Pinto à Assembleia Municipal da Covilhã.
Num início de mês que pouco ou nada trouxe de novo, a reunião ia aquecer com um assunto que parecia já esquecido. O Sport Tortosendo e Benfica voltou a ser o tema central de uma discussão acesa entre os dois representantes autárquicos. Numa carta dirigida a toda a assembleia, o vereador com o pelouro do urbanismo na Câmara da Covilhã, João Esgalhado enviou algumas considerações à colectividade. Na resposta, o socialista Artur Meireles teceu alguns comentários que Esgalhado não gostou.
Esta apreciação foi feita já no final da reunião. Logo no início dos trabalhos, a missiva do vereador foi lida pelo presidente da assembleia, uma vez que Esgalhado não estava presente e que tinha justificado a ausência. Contudo, este acabou por aparecer já no final da reunião, para responder em primeira pessoa à intervenção de Meireles.
Esgalhado começou por dizer que o socialista não aceita “certos factos” e que tem uma linguagem menos própria para a política. Daí que “vá levantar um processo judicial por difamação contra a pessoa do deputado Artur Meireles”. Esgalhado acrescentou que esta medida se deve ao facto “de me ter apelidado de mentiroso e desonesto”, adjectivos com os quais “não me reconheço”.
Meireles, por sua vez, pediu também a palavra para acrescentar pouco de novo ao episódio menos positivo. Isto é, o deputado socialista também parece ter encontrado na carta redigida pelo vereador social-democrata “material suficiente para interpor uma acção judicial”. E referiu que vai obrigar Esgalhado “a apresentar um pedido de desculpas público”.