A caça e a pesca estiveram em destaque no Pelourinho
I Feira da Caça na Covilhã
Mundo Rural no centro da cidade

Pela primeira vez o mundo rural esteve na ordem das feiras realizadas no Pelourinho, animando o centro por mais quatro dias.


Por Rosália Rodrigues e Sérgio Santarém


Na sequência dos certames que a Câmara Municipal tem vindo a realizar, teve lugar entre os dias 30 de Junho e 3 de Julho a I Feira da Caça que contou com a participação de cooperativas e individuais ligadas ao sector.
Os visitantes puderam apreciar e adquirir equipamentos, acessórios e utensílios relacionados com a caça, bem como tomar conhecimento das espécies cinegéticas que compõem a fauna tradicional.
Joaquim Matias, vereador da autarquia e presidente do Conselho Cinegético Municipal, adiantou que “o esforço da organização desta exposição justifica-se pelo facto de esta ser uma zona em que a caça se encontra ordenada”, pois a Beira Interior apresenta excelentes condições para a prática de caça, sendo este evento uma forma de despertar a curiosidade da população para uma actividade que está directamente ligada ao mundo rural e à natureza, o que contribui para a revalorização da região.
Esta não foi uma feira muito visitada, segundo o vereador, talvez pelo facto de ter sido “um certame difícil de organizar e sendo a primeira feira do género na cidade as pessoas mostraram-se um pouco cépticas”. Já o expositor João Carlos Lourenço, presidente da Federação de Caça da Beira Interior, afirma que “a escolha do local para a realização do evento não foi a mais adequada, sendo necessário um local mais fechado para a exposição de mais material de caça, já que as feiras são importantes porque dão a conhecer o funcionamento das associações e das actividades que promovem”.
De uma forma geral, é de bom grado que o público e os participantes têm acolhido estes eventos e não poupam elogios aos responsáveis pela sua organização que classificam como “uma boa iniciativa e um acto cultural”. Joaquim Matias deixou a promessa de novos certames no município com novas temáticas.