Nuno Gamboa (à esquerda) diz que a aeronave está quase terminada
Aeronáutica em altos voos
UBI desenvolve aeronave “pedagógica”

O Sky Gu@rdian é um projecto arrojado, no campo da aeronáutica desenvolvido em Portugal. A aeronave que não necessita de piloto está em fase de conclusão e nasce de uma parceria entre a UBI, o Politécnico de Leiria e uma empresa particular. Na calha está também, para a Covilhã uma escola de pilotagem e um avião construído pelos alunos.


Por Eduardo Alves


Motores, hélices e asas de várias aeronaves confundem-se com papéis, planos e projectos que estão espalhados ao longo de uma extensa bancada na oficina do curso de Engenharia Aeronáutica da UBI. Também por entre estas “provas de trabalho” está o Sky Gu@rdian, uma aeronave de observação não tripulada (UAV). Este projecto foi desenvolvido em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria e com uma empresa privada, a qual tem suportado grande parte dos investimentos feitos no Sky Gu@rdian. Pedro Gamboa, professor no Departamento de Ciências Aeroespaciais da UBI explica que neste momento “decorrem ensaios estruturais e de tracção com um aparelho real”.
Esta fase final do projecto, que antecede a entrada em funcionamento e a comercialização do aparelho, está a ser marcada pela “avaliação da aeronave durante o voo”. Gamboa explica que estes procedimentos servem para “testar as reais capacidades da aeronave”.
O Departamento de Electrotecnia do Instituto Politécnico de Leiria, em colaboração com um docente da UBI, “estão a proceder também aos ajustes finais dos aparelhos de recolha de dados e do próprio software que vai pilotar a aeronave”. Segundo o docente, no final deste Verão “fica terminada”.



Aparelho construído pelos alunos

Os alunos de aeronaútica vão construir um modelo de avião

Um novo projecto está também a surgir na UBI. Uma aeronave semelhante ao Sky Gu@rdian está agora a ser desenvolvida pelos alunos do curso de Engenharia Aeronáutica. Este equipamento “tem uma finalidade meramente pedagógica, não se destinando ao mercado”, sublinha Pedro Gamboa. O docente adianta que esta era uma ideia pensada há muito. Desde 2001 que os alunos começaram a conceber esboços de protótipos e ideias para criar uma aeronave de observação não tripulada. Este ano, “o projecto avançou como nunca”. Neste momento, todos os alunos que passem a frequentar a licenciatura em Aeronáutica, na UBI, “podem desenvolver e construir uma aeronave”, remata Gamboa. Para o responsável por várias cadeiras do curso esta é “uma forma de motivar os alunos desta licenciatura para um trabalho que podem realizar com os conhecimentos que aqui vão adquirindo”. Isto porque, estão responsáveis pela concepção da aeronave, desde o seu desenho, escolha dos materiais e aplicação dos mesmos, até à escolha da fonte de alimentação, modo de pilotagem e aparelhos de aquisição de dados.




Hangar cada vez mais necessário

“Torna-se cada vez mais importante ter um espaço próprio junto ao aeródromo”, confessa o docente que está responsável pelo projecto do Sky Gu@rdian. O prometido hangar tarda em chegar, daí que as condições de finalização dos trabalhos “não sejam as mais adequadas”. Sem uma pista para os aviões “é como ter aqui uma aeronave e não ter local onde o colocar a voar”, diz com alguma tristeza o docente da UBI. A Covilhã tem um aeródromo “bastante bom” para este tipo de experiências “e que raramente é utilizado”, acrescenta ainda. Até porque, a UBI, desde há quase dez anos que tem um pequeno avião que já foi montado nas instalações da Universidade e que tem como finalidade proporcionar experiências de voo aos alunos, mas que “nunca esteve no ar”. O docente vai mais longe e refere que com o hangar cedido à UBI, “a instituição poderia mesmo avançar para uma escola de voo”, aberta a todos os interessados.