O Hospital da Covilhã está entre as unidades com maior prejuízo
Hospitais S.A.
CHCB entre os 18 com prejuízo

De acordo com o relatório e contas de 2004, os 31 hospitais com gestão empresarial do País continuam com prejuízo, embora o défice tenha diminuído 27 por cento em relação ao ano anterior.


NC / Urbi et Orbi


Só apenas treze hospitais conseguiram um balanço positivo, sendo que as 18 restantes unidades obtiveram resultados negativos. O Centro Hospitalar da Cova da Beira está na lista das unidades com prejuízo, com um défice a rondar os oito milhões e 500 mil euros, em que os três hospitais menos eficientes são os centros hospitalares do Baixo Alentejo e do Barlavento Algarvio, e o Hospital Distrital de Setúbal.
Ao todo, o prejuízo dos hospitais-empresas, no final de 2004, alcança cerca de 91 milhões de euros, um valor abaixo dos 125, 9 milhões de euros registados no ano anterior. O relatório e contas de 2004 conclui que “um crescimento mais acentuado nos proveitos do que nos custos permitiu a diminuição do défice de exploração dos SA em 27 por cento”.
Quanto às receitas, estas tiveram um aumento na ordem dos nove por cento, passando dos 1864 milhões de euros para os 2030 milhões de euros. O relatório e contas de 2004 conclui que a actividade hospitalar aumentou, “embora a um ritmo inferior ao do ano anterior”. Enquanto que de 2002 para 2003, os hospitais de gestão empresarial produziram mais 4,7 por cento, esse crescimento já só foi de 0,04 por cento entre 2003 e 2004.
Na avaliação dos 31 hospitais-empresas em estudo são tomados em conta tanto os factores ligados à performance financeira como à actividade hospitalar. Os hospitais SA nasceram em Dezembro de 2002, resultando de uma transformação dos hospitais públicos em sociedades anónimas. A sua gestão é igual à de uma empresa privada, mas o Estado é o seu único accionista.