Marta Varino, Fernando Silva e Isabel Rebelo, da esquerda para a direita
Da teoria à prática
Finalistas de informática apresentam trabalhos

Três alunos de informática da UBI desenvolveram número igual de ferramentas para serem aplicadas na instituição. Os funcionários vão poder dispor de informação personalizada, a biblioteca fica com uma base de dados informatizada e a página on-line da UBI vai sofrer alterações.


Por Eduardo Alves


Foram vários os projectos desenvolvidos pelos alunos de Matemática/Informática no âmbito do estágio curricular previsto para o final desta licenciatura. Estas três ferramentas informáticas destinam-se à UBI. Isabel Rebelo, Marta Varino e Fernando Silva são os autores destes novos projectos.
Isabel Rebelo construiu uma plataforma informática que vai servir de base ao trabalho realizado pelos recursos humanos da Universidade. Nesta plataforma, os funcionários podem consultar os seus dados pessoais, a gestão de tempo, de faltas, de período de férias, algumas observações que lhes são importantes, avisos, actualizações de legislação e todo um conjunto vasto de procedimentos que estão associados aos funcionários.
Marta Varino desenvolveu também um trabalho informático que prevê a remodelação da página on-line da UBI. Durante o seu estágio curricular, Varino trabalhou os menus da página e, sobretudo “a correcção de alguns erros de base”. Doravante, quando o trabalho desta aluna for implementado, a página principal da UBI “vai ser alimentada por informação guardada em ficheiros XML, que são gerados após a consulta à base de dados, RHUBI”. Este “up-grade” vai estar disponível a partir do mês de Setembro.
Fernando Silva foi o terceiro aluno a desenvolver um projecto relacionado com a UBI. Neste caso, com a Biblioteca Central. Este aluno criou o catálogo bibliotecário, que permite consultar toda a base de dados da biblioteca e todos os títulos disponíveis naquela estrutura.
O utilizador já pode, através deste novo sistema, consultar o registo histórico, os livros que tem requisitados, os que pretende requisitar e as datas disponíveis para o fazer. Para além de todas estas operações, “podem também ser feitas algumas sugestões de novos títulos e artigos aos responsáveis da biblioteca”, explica Fernando Silva.