Segundo o autor da tese, as empresas empreendedoras são as que mais lucram
Doutoramento em Gestão
Do marketing ao empreendedorismo

Um estudo no âmbito de uma tese de doutoramento apresentada na UBI refere que as empresas mais empreendedoras são também aquelas que obtêm um maior lucro e lideram o mercado onde estão implementadas. Esta tese pretende ser uma espécie de desafio a todas as empresas que colocam algumas reticências a esta matéria.


Por Eduardo Alves


Para que o empreendedorismo não se fique pela grandeza da palavra, Ricardo José de Ascenção Gouveia Rodrigues apresentou na sua tese de doutoramento a importância deste conceito. “A orientação para o mercado” é, segundo o investigador um conceito importante ao nível da gestão. “As empresas onde se conhecem bem todos os clientes e todos os actores e que ao mesmo tempo são empreeendedoras, são aquelas que lideram o mercado”, sublinha.
“Orientação para o mercado, orientação empreendedora e desempenho nas PME Industriais Portuguesas: Exploração da Relação entre Marketing e Empreendedorismo” é o título desta tese de doutoramento que explica assim a importância, cada vez maior, de ser empreeendedor.
Quanto a novos passos, Ricardo Rodrigues acrescenta que “se deve estar alerta para a importância, cada vez maior do empreendedorismo. Este leva a que novas empresas sejam criadas e que apareçam novos projectos empresariais”. O autor da tese mostra-se convicto de que “só com comportamentos empreendedores é que a economia conseguirá ser competitiva”.
O estudo mereceu a aprovação por parte do júri composto por Mário Raposo, professor catedrático da Universidade da Beira Interior, José Manuel Mogollon, professor titular da Faculdade de Estudos Empresariais e Turismo da Universidade de Estremadura, João Proença, professor associado da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Arnaldo Coelho, professor auxiliar da Faculdade de Economia da universidade do Minho, Helena Alves, professora auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, José Carlos Pinho, professor auxiliar da Universidade do Minho, Helena Alves, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior, João Ferreira, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior, Susana Maria Palavra Azevedo, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior e Tiago Sequeira, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior.