O mundo dos telemóveis foi analisado pelo autor da tese
Doutoramento em Gestão
Marcar os telemóveis

Num País em que os aparelhos de telefone móveis se massificaram em tempo recorde, uma tese de doutoramento apresentada na UBI estuda os passos dados pelas diferentes marcas no sentido de venderem os seus produtos.


Por Eduardo Alves


Os portugueses, tal como o resto do mundo já não passam sem os telemóveis. De todas as formas e feitios, de todas as cores e para várias utilizações, os telemóveis apresentam-se como uma verdadeira mina de ouro no sector comercial.
Paulo Alexandre de Oliveira Duarte veio à UBI defender uma tese sobre marcas de telemóveis e sobre as preferências das marcas neste mundo das telecomunicações. A tese que tem por título “A Preferência pela Marca – Estudo dos Factores que Contribuem para a Formação da Preferência” reveste-se de importância maior para campo da Gestão, uma vez que “pretende identificar quais os factores que influenciam a preferência dos consumidores”.
O autor deste estudo não esperava encontrar a porção mágica para as marcas venderem ainda mais aparelhos, apenas quis com esta investigação apontar algumas características que estão presentes neste tipo de mercado. Daí que as conclusões do trabalho de Paulo Duarte apontem para que “a preferência pelas marcas derive da componente emocional, da capacidade das marcas criarem universos imaginários que consigam cativar os consumidores”. Esta “armadilha” mediática baseia-se, sobretudo, num jogo de identidade, que são os valores da marca, de personalidade, que é a forma como ela representa os seus valores e de posicionamento que é a forma como comunica a sua personalidade.
Esta tese foi aprovada por um júri composto por Mário Lino Barata Raposo, professor catedrático da Universidade da Beira Interior, João Manuel de Frias Viegas Proença, professor associado da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Arnaldo Fernandes de Matos Coelho, professor auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Marta da Conceição Soares Silva Cruz Silvério, professor auxiliar da Universidade de Évora, José Carlos Martins Rodrigues Pinho, professor auxiliar da Universidade do Minho, Helena Maria Baptista Alves, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior, Susana Maria Palavra Garrido Azevedo, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior, Tiago Miguel Guterres Neves Sequeira, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior.