Doutoramento em Gestão
Qualidade nas PME

Uma tese de doutoramento analisa o mercado das Pequenas e Médias Empresas (PME) em Portugal tendo por base o factor qualidade. Este conceito está, cada vez mais, a servir para melhorar parcerias e negócios.

Por Eduardo Alves

A qualidade nos serviços é uma das apostas das PME's portuguesas

Olhar para os principais intervenientes nas transacções operadas pelas PME’s em Portugal foi o ponto de partida de uma tese de doutoramento, no ramo da Gestão, apresentada no passado dia 8 de Julho na UBI.
Luís António Fonseca Mendes estudou este tipo de empresas dando destaque “à forma como as partes interessadas no desempenho das empresas têm importância no desenvolvimento das mesmas”. No entender do autor da tese intitulada “A Gestão da Qualidade nas PME Industriais Portuguesas – Perspectiva Baseada nos STAKEHOLDERS”, quanto maior for o interesse em promover a qualidade mostrada pelos elementos chave no palco das transacções da empresa, “maior será o desempenho desta entidade”. Na óptica do autor da tese existem quatro elementos fundamentais, “os dirigentes, os trabalhadores, os clientes e os fornecedores”. Por estes passa “toda ou grande parte da gestão e das trocas financeiras de uma empresa”.
Sem que se tenha o lucro como objectivo principal, “as PME’s devem também apostar na qualidade de serviços prestados, no acompanhamento dos seus clientes e noutras acções que façam aumentar a qualidade e a competitividade”.
Os resultados deste estudo vão no sentido de permitir às empresas desenvolver iniciativas de modo a apostar na qualidade e nas relações com os clientes e com os fornecedores. Um objectivo que não se centra apenas “no melhoramento da qualidade dos produtos, mas também dos serviços prestados”, acrescenta o autor.
A tese obteve aprovação por parte de um júri constituído por Josep Luís Martinez Parra, professor titular da Faculdade de Ciências Económicas e Empresarias da Universidade Autónoma de Barcelona, Zulema Paula do Perpétuo Socorro Lopes Pereira, professora associada da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Pedro Manuel Tavares Lopes de Andrade Saraiva, professor associado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Luís António Nunes Lourenço, professor associado da Universidade da Beira Interior, José António Sarsfield Cabral, professor associado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Anabela Antunes de Almeida, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior e Susana Maria Palavra Garrido, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior.