O livro do Choque
 
 
de Observatório da Ciência e do Ensino Superior
 
Poderia muito bem ser o título de um qualquer livro de escrita light ou cor-de-rosa. Todavia isso não acontece porque esta publicação do Observatório da Ciência e do Ensino Superior (OCES), datada de 2001 trata de questões bem sérias.
Contudo, ninguém pode deixar de afirmar que é “altamente” provável que alguns dos políticos no Governo de hoje tenham dado uma vista de olhos mais demorada pelas conclusões do estudo promovido pelo OCES e engendrado uma medida política a que dão pelo nome de “choque tecnológico”.
Vai daí que este livro onde estão compilados grande parte dos projectos de investigação e desenvolvimento I&D levados a cabo em Portugal entre 1982 e 2001, esteja cada vez mais actual. Há cerca de quatro anos que foi tornado público e já nessa altura, toda a época de investigação anterior ficava marcada pela falta de condições, pelas fracas carreiras profissionais dos seus intervenientes e por um País apático no que respeita à ciência. Devem pois os políticos continuar a ler este tipo de literatura, mas em vez de se ficarem pelos primeiros capítulos, colocar em prática as soluções que os manuais apontam.