Vila do Carvalho é uma das mais importantes freguesias do concelho
Câmara em directo
Freguesias reivindicam melhores acessos

Mais duas acções integradas na iniciativa autárquica covilhanense e que pretende ouvir as reivindicações do munícipes. Carlos Pinto recebeu queixas em relação aos acessos a diversas freguesias.


Por Eduardo Alves


A construção da última fase de edifícios junto ao polidesportivo, num total de 780 mil euros foi a obra anunciada numa das principais freguesias do concelho da Covilhã. A Vila do Carvalho recebeu o executivo camarário que se fez acompanhar pelos técnicos da autarquia numa noite onde se falou de melhoramentos de estradas e da conclusão de obras de saneamento.
Foi na questão dos esgotos e da poluição que mais se tocou numa das mais importantes vilas do concelho. O caso da suinicultura que encerrou há poucos meses foi lembrado, como exemplo de “problemas que se arrastam ao longo de vários anos e não são resolvidos”, adianta um dos populares. Contudo, a maior das reivindicações avançadas numa noite tranquila para Carlos Pinto prende-se com a ligação da Vila do Carvalho à Covilhã. Uma estrada municipal que ainda é, na sua maior parte, constituída por paralelos. Pinto não se mostrou resistente à reivindicação e anunciou para breve o início de “uma das mais importantes obras”. Segundo o edil social-democrata, “esta via vai ser alargada, a sua pavimentação actual vai ser substituída por asfalto e os passeios vão também merecer um atenção especial”. Outro do pontos que vai marcar esta empreitada tem a ver com a colocação de postos de electricidade ao longo de toda a via. Pinto anunciou ainda a continuidade da empreitada até ao Teixoso. A actual via de acesso a esta freguesia está bastante danificada e apresenta um traçado perigoso. As obras de melhoramento visam corrigir “esses e outros problemas”, reitera o autarca.
Na sua visita à Vila do Carvalho, Carlos Pinto aproveitou para levar até ao Centro Social daquela localidade um apoio de 25 mil euros. Uma verba que segundo o presidente da direcção do centro vai servir “para as obras de construção de um centro de noite”.



Peraboa apresenta-se contestatária

Os maus acessos e os poucos trabalhos realizados na freguesia foram as armas lançadas contra o autarca

A noite começa a cair e a escuridão engole a estreita e labiríntica estrada municipal 506. Uma via tortuosa que liga a sede do concelho às freguesias do Ferro e Peraboa. É nesta última que começa mais uma sessão da “Câmara em Directo”. Ao ar livre, no recinto da junta de freguesia, Carlos Pinto, autarca covilhanense é recebido por cerca de meia centena de populares. A plateia composta, na sua maioria, por idosos tenta ouvir com alguma atenção as primeiras palavras de José Curto Costa, presidente da junta de freguesia local.
Na sua intervenção lembra que “num dia marcante para a terra” é bom lembrar os problemas com que esta se depara. O discurso desta autarca mostra algum descontentamento com o trabalho, – ou a falta deste –, realizado pela autarquia. José Costa começa por explicar a Carlos Pinto que “Peraboa e a sua anexa Castanheiras, estão cada vez mais isoladas do mundo”. Isto porque, “a falta de acessos condignos, as linhas de alta tensão que atravessam grande parte da freguesia, a inexistência de uma ligação à auto-estrada” são alguns dos exemplos mais prementes que dão forma a esta ideia de distanciamento.
Pinto ouve com atenção as críticas do autarca e dos moradores e começa por dizer que se recandidatou, exactamente, “para acabar algumas obras que ainda não estão realizadas”. Uma delas é o melhoramento da estrada municipal que serve as freguesias do Ferro e Peraboa, e também o acesso através da Boidobra, à sede do concelho.
Para além desta promessa que arrancou alguns aplausos aos populares, o social-democrata que chefia o executivo camarário abriu mão de 50 mil euros para apoiar a construção de um Centro de Noite em Peraboa.