Criar maiores parcerias entre os dois municípios é um dos objectivos desta geminação
Sessão de Câmara
Covilhã fortalece relações económicas

Na última sessão de câmara pública antes das férias de Verão, Carlos Pinto anunciou a baixa de impostos e medidas de apoio ao tecido empresarial. O protocolo de geminação com uma cidade brasileira foi também celebrado.


Por Eduardo Alves


Uma sexta-feira que se mostrou bastante produtiva para Carlos Pinto. A anteceder os trabalhos da sessão de câmara da sexta-feira passada, dia 15, a celebração de um protocolo entre o município covilhanense e a cidade brasileira de Blumenau.
Este acordo tem como principal objectivo “o fortalecimento das relações económicas, tecnológicas e culturais” de ambas as cidades. Pinto explica que este passo representa “uma forte aposta da cidade da Covilhã”. Até porque, este acordo foi seguido de um outro celebrado entre o Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã - PARKURBIS e o Instituto Gene-Blumenau. Os principais pontos da missiva referem a “promoção da cooperação comercial e tecnológica entre as empresas portuguesas e brasileiras, incubadas ou associadas a entidades de ambos os países”.
Nas palavras do representante da comitiva brasileira espera-se encontrar no PARKURBIS e na Covilhã “a porta de entrada de empresas brasileiras, para a Europa”. Um dos exemplos dados deste tipo de ligação, pelo elemento da comitiva tem a ver com a empresa de etiquetas HACO, “instalada na Covilhã há mais de uma década”.
Pinto refere que com este acordo são várias as empresas que começam a desenvolver trabalho no PARKURBIS, já durante este mês.

Impostos descem

Numa sessão sem grandes decisões, destaca-se a redução nos impostos municipais e nas taxas aplicadas pela autarquia. A autarquia aprovou baixar a derrama (taxa paga pelas empresas), de 10 para nove por cento. As descidas estendem-se também aos imóveis rústicos (que descem 0,28 por cento) e urbanos (diminuem 0,75 por cento). Pinto refere que “este é um esforço camarário que visa contrariar a crise imposta por medidas tomadas pelo poder central, como o aumento do IVA”. Contudo, a autarquia covilhanense vai “dar algum apoio aos empresários”. Ainda neste domínio, Pinto espera inaugurar o restaurante do Jardim do Lago, amanhã, dia 20, com um jantar onde vai reunir os empresários dos parques industriais do Tortosendo e do Canhoso.
Desta reunião de câmara saiu também a decisão de doar três autocarros da autarquia covilhanense à Câmara Municipal de Bissau. No desporto, o Sporting da Covilhã vai também ser contemplado com uma verba de 125 mil euros para apoio às suas actividades.