Exposição de Pintura na Covilhã
“Um Olhar sobre as Beiras”

O Edifício Arte e Cultura da Câmara Municipal do concelho abriu as portas às pinturas de Maria Conceição Ventura, que lançou através delas um esplêndido e solene olhar sobre as beiras.

Por Rosália Rodrigues

Maria da Conceição Ventura mostra algumas das suas obras no Edifício Municipal Arte e Cultura

A exposição de pintura “Um Olhar sobre as Beiras” de Maria Conceição Ventura, está patente no Edifício Municipal Arte e Cultura desde o passado dia 13, onde se encontram retractadas paisagens e monumentos das beiras, com sensibilidade e criatividade, destacando-se da Covilhã a “Igreja Matriz”, a “Igreja de S. Francisco” e o “Recanto”.
A pintora é natural de Lisboa onde nasceu em 1935. Desde cedo se interessou por esta arte, tendo preferência pela delicadeza das aguarelas. Apesar de ter seguido carreira profissional numa outra área (análises clínicas), nunca abandonou este ofício, tendo estudado mais tarde, desenho e pintura. Retomou os pincéis em Itália, onde viveu, e desde então, participou em várias exposições individuais ou colectivas, dividindo-se entre Portugal e Itália, tendo sido congratulada com vários prémios. Regressou depois a Portugal e fixou residência em Santarém, estabelecendo um atelier onde podem ser apreciadas as suas pinturas.
Maria Conceição Ventura trespassa para a tela os mais belos locais que visitou durante as suas viagens, ocupando o nosso país um lugar privilegiado nos motivos que pinta, e tal como afirma Giuseppe Labate, comentador das suas obras, “faz reviver Portugal do ponto de vista cultural”.
“Um Olhar sobre as Beiras” foi o modo que a pintora encontrou, para através da técnica da aguarela, mostrar a beleza das paisagens beirãs. Os preços dos quadros variam entre os 250 a 350 euros. Esta exposição continuará em foco na Covilhã até ao dia 31 deste mês, e pode visitar-se no Edifício Arte e Cultura, de segunda a quinta-feira, de manhã das 9h às 12h30, ou à tarde das 13h45 às 18h, e às sextas-feiras das 9h às 13h.