Um dos mais importantes eventos da região conta com grupos etnográficos da Russia e do México
Fundão
XIV Festival Internacional
de Folclore da Beira Baixa

Silvares, no concelho do Fundão, acolhe, no próximo dia 6 de Agosto, o XIV Festival Internacional de Folclore da Beira Baixa. Esta edição conta com a participação internacional do Grupo Folclórico da República Russa da Kalmikia e do Rancho Folclórico do México.


NC / Urbi et Orbi


Dois grupos internacionais, o Grupo folclórico da República Autónoma Russa da Kalmikia e o Grupo folclórico do México, são a principal atracção do XIV Festival Internacional de Folclore da Beira Baixa, que se vai realizar em Silvares, no concelho do Fundão, com data prevista para o dia 6 de Agosto.
Quanto às participações nacionais no festival, estão confirmados, para além do grupo organizador Rancho folclórico de Silvares, da Beira Baixa, os grupos portugueses da Ribeira de Santarém (Ribatejo), Montargil (Alto Alentejo), São Salvador de Folgosa/Maia (Douro), Cadima/Cantanhede (Beira Litoral) e de Vila Verde (Baixo Minho).
Realizado desde 1978, numa primeira fase, na cidade do Fundão, o festival tem agora lugar bienalmente em Silvares, nas instalações da Escola EB/2.3 da vila, no início da região designada “Pinhal”, já na Serra da Gardunha. A colaboração organizativa entre o Rancho Folclórico de Silvares e a escola propiciará a participação de alunos no espectáculo, através do recurso a meios multimédia entre o palco e os espectadores, assegurando, no entanto, de forma genuína as tradições folclóricas.
O festival será apoiado pela Câmara Municipal do Fundão, pela Empresa Municipal Fundão-Turismo, pelo INATEL, pelo CIOFF (Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore) e pela Junta de Freguesia de Silvares. Durante o evento será ainda apresentada à população a nova sede do Rancho Folclórico de Silvares, a futura Casa Museu “Ilda Valentim”.