Novos incentivos na UBI
Bolsas de mérito para os novos alunos

Uma iniciativa inédita vai começar a funcionar na UBI a partir do próximo ano lectivo. O melhor aluno de cada curso, com nota de ingresso superior a 16 valores, vai receber um apoio igual ao valor das propinas para esse ano. A instituição pretende, com esta medida, atrair para a Covilhã os melhores alunos a nível nacional.

Por Eduardo Alves

A UBI vai implementar uma bolsa para os melhores alunos que ingressem nas licenciaturas

Premiar os melhores alunos e seguir o caminho “da qualidade” são os dois parâmetros fundamentais da mais recente medida a implementar na UBI. Todos as licenciaturas a funcionar na Universidade vão premiar o aluno com a média de entrada mais alta e desde que esta seja superior a 16 valores, com uma bolsa de igual valor à propina anual.
Esta medida resulta “numa aposta na qualidade”, explica Manuel Santos Silva, reitor da UBI. O mesmo recorda que esta instituição tem sido a única, a nível nacional, a registar crescimento de alunos, nos dois últimos anos. Com este facto tornado mais que visível, ou seja, “com a afirmação da UBI no âmbito nacional”, é agora tempo para “apostar na qualidade e trazer até nós os melhores alunos deste País”. O responsável máximo pela UBI lembra que o lema da instituição tem sido a sua afirmação “pela qualidade e pela diferença”, daí que medidas como as que agora foram tomadas “estejam pensadas para ir de encontro a esses objectivos”.
Este estímulo vai assim possibilitar que um aluno possa conseguir a sua licenciatura, “sem grandes esforços financeiros”. Isto porque a UBI tem já implementado, desde há vários anos, prémios anuais, monetários e de reconhecimento académico, que conferem ajudas aos melhores alunos de cada curso. Os estudantes que ingressam nas várias licenciaturas com as melhores médias são “por norma” aqueles que conseguem as bolsas concedidas no final de cada ano lectivo e os prémios atribuídos na conclusão da licenciatura. Se esta linha se mantiver, os alunos que consigam obter os melhores resultados desde o ingresso na UBI até ao final do seu curso “não têm de fazer esforços, a nível financeiro, para conseguirem uma licenciatura”.
Outro dos pontos que Santos Silva destaca nesta nova medida “é a capacidade de estímulo aos alunos”. A UBI ganha assim mais uma razão “para merecer preferência”, mas “confere aos seus alunos, motivos para estudarem e trabalharem mais”, tudo com o objectivo de se alcançar melhores resultados. A medida vai estar em vigor já em Setembro próximo quando a UBI receber os estudantes para o ano lectivo 2005/2006.




Propinas sobem

Na reunião de Senado onde foi aprovada a atribuição de bolsas de mérito para os novos alunos, foi também decidido o valor das propinas para o próximo ano lectivo. Os alunos vão ter de pagar um total de 850 euros, mais 50 que no ano transacto. Este acréscimo “era inevitável”, nas palavras de Santos Silva. Isto porque, a tutela tem vindo a reduzir a fatia do Orçamento de Estado destinado ao Ensino Superior e por conseguinte, à UBI.
Os responsáveis pela instituição referem que “os níveis de qualidade e as condições de ensino de que a UBI dispõem actualmente só podem ser mantidos e melhorados com este aumento da propina”. Neste aspecto, o reitor lembra que está para breve a entrada em funcionamento da nova Faculdade de Medicina, as residências universitárias vão também albergar parte dos alunos deslocados e “o apoio em várias áreas, nomeadamente, na acção social, vai ser reforçado”.
Quem parece estar ao lado da Universidade, neste aumento, é a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI). Paulo Ferrinho, presidente do Conselho Fiscal da associação de estudantes e agora um dos membros dirigentes refere que “este acréscimo no valor da propina era quase obrigatório”. Daí que os representantes da AAUBI e mais um aluno com assento no Senado tenham votado favoravelmente no aumento da prestação a pagar pelos estudantes. Ferrinho, ainda assim, lembra que “deveria ser o Governo a estipular o valor das propinas”, isto porque, “com este tipo de política está a passar para as Universidades a batata quente”. Este representante dos estudantes explica o porquê das opções tomadas, em comunicado enviado à Comunicação Social.

AAUBI recebe apoios

A Universidade implementou um apoio único para as várias actividades

Outra das novidades que resultou de mais uma reunião do Senado foi a atribuição de um subsídio anual, no valor de 75 mil euros, à AAUBI. A verba vai ser dada pela UBI aos estudantes para que estes “desenvolvam as suas actividades nas várias áreas culturais, desportivas, lectivas e outras”. O dinheiro a ser disponibilizado pela Universidade vai, desta forma, estar afecto “a um plano de actividades bem organizado e que tem de ser cumprido”, sublinha Ferrinho. A medida proposta pelos estudantes há já alguns anos encontra agora o apoio da instituição e vem ajudar no equilíbrio das contas da academia. Este subsídio visa “fixar uma dotação fixa anual para proporcionar actividades de índole desportiva, cultural, recreativa e científica”, refere Paulo Ferrinho. O apoio agora dado pela UBI vai assim substituir as ajudas que eram cedidas de forma avulsa para várias actividades. Os responsáveis pela AAUBI terão de apresentar nos órgãos da Universidade, os planos de gestão e utilização destes fundos.