CES apresenta novo projecto
“Inserções” percorre dois distritos

Da investigação à acção, assim se denomina o mais recente projecto do Centro de Estudos Sociais da UBI (CES). Olhar para a integração sócio-profissional dos grupos sociais em risco é uma das metas a atingir.

Por Eduardo Alves

Este estudo tem em vista a criação de um Observatório Digital

Conhecer os grupos mais excluídos que existem nos distritos da Guarda e de Castelo Branco são parâmetros que vão nortear o “Inserções”. Este projecto, agora lançado pelo CES, e que vai desenvolver-se até Dezembro de 2007, traz algumas novidades no campo de actuação. Para além de tentar contribuir para o desenvolvimento local, os mentores propõem-se a “conhecer a realidade dos públicos excluídos ou vulneráveis à exclusão”, referem os membros do CES.
Desde Maio passado que a UBI acolhe uma equipa de três licenciados que começaram a desenvolver as linhas mestras do “Inserções”. Na passada semana, o projecto foi apresentado aos principais parceiros, como o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Segurança Social, numa perspectiva de “depois se conseguir um retorno do que está a ser desenvolvido no terreno”. Até porque “no final, este projecto pretende traçar as características dos grupos de exclusão social, alguns factores que levaram à exclusão”, adiantam os responsáveis.
Outra das características inovadoras que será colocada pelo “Inserções” tem a ver com a criação de um “Observatório Digital”, o qual pode vir a ser actualizado de forma permanente. Esta base de dados vai receber todas as informações que o grupo que constitui o “Inserções” conseguir recolher. Isto para que “o diagnóstico destas questões fique sempre em aberto e seja possível de ser alterado”, acrescentam os responsáveis do CES.