A Cidade e as Serras foi a obra escolhida para esta tese de mestrado
Mestrado em Língua e Cultura Portuguesas
Os lugares de Eça

Um estudo desenvolvido em torno da obra de um dos mais reconhecidos escritores portugueses foi apresentado na UBI. Apresentar novas interpretações dos livros de Eça foi uma das metas do trabalho.


Por Eduardo Alves


A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós, foi a obra escolhida por Sandra Maria Pinheiro da Silva para a sua tese de mestrado. Esta docente do Ensino Secundário pretendeu demonstrar neste seu estudo que Eça, “no fim da sua produção literária, não era mais fiel às teses do naturalismo”. Um objectivo conseguido através da análise de vários trechos da obra em causa e de outros escritos do autor.
Um dos pontos que nortearem este estudo foi também “a novidade”. A autora do estudo refere que “ainda não existe outro tipo de investigação, nesta temática, relacionada com o autor”. A análise do espaço foi algo que também esteve como fundamental neste estudo. Olhar para “os pormenores e as descrições do autor” foi uma forma de provar o que estava estipulado. Um estudo que resulta de vários trabalhos académicos elaborados pela autora e que surge com o título de “O Espaço em A Cidade e as Serras de Eça de Queirós – Eça um Heterodoxo do Naturalismo”
João Malaca Casteleiro, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, José Alberto Lopes da Silva, professor catedrático da Universidade Interamericana de Puerto Rico e Maria Antonieta Garcia, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior formaram o júri que aprovou esta tese.